Controle a ansiedade com essas técnicas respiratórias

Controle a ansiedade com essas técnicas respiratórias

Quando prestamos atenção na respiração e a trabalhamos de forma consciente e focada, podemos obter inúmeros benefícios

O Brasil é o país mais ansioso e deprimido da América Latina, segundo a Organização Mundial de Saúde. Ao todo, 9,3% da população manifesta o quadro. Essa disfunção engloba várias outras, como ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias e estresse pós-traumático. A boa notícia, contudo, é que a ansiedade pode ser controlada de forma simples. Continue lendo e descubra como aliviar a ansiedade em qualquer lugar.

O ato de respirar pode parecer uma tarefa muito simples. Porém, muitas vezes não reparamos na forma como estamos respirando. Sabemos que o corpo naturalmente se encarrega de nos manter respirando e vivos. No entanto, quando prestamos atenção na respiração e a trabalhamos de forma consciente e focada, podemos obter inúmeros benefícios. Ao dedicarmos tempo à isso, o ato de respirar produz prazer, alivia a ansiedade e nos deixa mais equilibrados. O site Psicologias do Brasil divulgou quatro técnicas de respiração que podem ajudar a viver melhor.

Como aliviar a ansiedade com a respiração

Diafragma respiratório

O diafragma é a parte essencial na maioria das técnicas de respiração. Por isso, precisamos senti-lo e aprender como estimulá-lo.

  • Coloque uma mão no abdômen e outra no peito.
  • As costas devem estar retas.
  • Respire fundo pelo nariz.
  • A área que deve inchar é o diafragma (o abdômen) e não o peito.
  • Em seguida, expire pela boca de maneira sonora.
  • O ideal é fazer entre 6 ou 10 respirações lentas por minuto

Respiração alternada pelas narinas

Esta é uma das técnicas de respiração mais conhecidas. Além disso, é ideal para reduzir a ansiedade, relaxar e promover melhor concentração no dia a dia. Ela pode parecer complicada no começo, mas assim que automatizarmos os passos, começamos a sentir os benefícios.

  • Sente-se confortavelmente, lembrando sempre de manter as costas retas.
  • Agora, com o polegar direito, cubra a narina direita.
  • Em seguida, inale oxigênio pela narina esquerda de maneira profunda até o máximo.
  • Prenda a respiração. Depois cubra a narina esquerda e expire à direita.
  • Repita o processo ao contrário.

Respiração do crânio brilhante ou kapalabhati

Essa é uma das técnicas de respiração mais curiosas e eficazes para reduzir a ansiedade e otimizar nosso sistema respiratório. Por isso, ela nos ajuda a limpar as vias aéreas e até melhora a capacidade pulmonar.

  • Sente-se com as costas retas.
  • Traga o queixo para o peito.
  • Feche os olhos para se concentrar melhor na respiração.
  • Inale profundamente.
  • Faça exalações rápidas, contraindo os músculos do abdômen. Enquanto isso, imagine que, com esse ato, você leva o umbigo em direção à coluna vertebral.
  • Ao fazer essas exalações, seu corpo irá automaticamente inspirar novamente. O ideal é que sejam feitas de 10 a 15 exalações rápidas seguidas. Descanse alguns minutos e comece de novo.

Respiração

Técnica de respiração com visualização

Muitas técnicas de respiração incluem visualizações que ajudam a alcançar um relaxamento mais profundo. No entanto, requer um pouco mais de habilidade para que todo o processo nos beneficie auxilie a reduzir tensões e reduzir a ansiedade ou o estresse.

  • Deve-se deitar, ou no chão em uma esteira ou na cama.
  • Colocaremos uma mão no abdômen e outra no peito. Assim, vamos tentar controlar as respirações através do diafragma.
  • Agora, inspire profundamente pelo nariz. Ao mesmo tempo, imagine que uma onda do mar está cobrindo calorosamente dos pés até a cabeça. Sinta sua frescura, o borbulhar da água, o arrasto do mar.
  • Agora exale pela boca. Ao mesmo tempo, visualize que a onda se retrai lentamente de nós da cabeça aos pés, lentamente, e vá relaxando.
  • Como podemos ver, são simples técnicas de respiração que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida. Por isso, encontre um tempo na sua rotina, insira esse hábito nos seus dias e veja a diferença!

Como você faz para aliviar ansiedade? Compartilhe e comente.

Xiii, recebeu um produto com defeito? Pior, não entregaram até agora aquilo que você comprou? Pare de se estressar com problemas assim. Adquira nosso Serviço de Defesa do Consumidor. Nós podemos resolver para você! Experimente por R$1,99 no primeiro mês. Após, apenas R$24,90 por mês.