Viagem longa: o que não comer antes ou durante a viagem?

Viagem longa: o que não comer antes ou durante a viagem?

Na hora de se preparar para ficar muitas horas dentro do avião, do carro ou do ônibus, as pessoas precisam levar em consideração o que vão comer e se planejar para esticar o corpo. Confira as dicas aqui

Viajar costuma ser algo prazeroso e muito esperado ao longo do ano pelas pessoas. Porém, sentir dores e incômodos no corpo durante o trajeto ou ao chegar em destino é algo desagradável. Por isso, algumas dicas podem te salvar de passar apuros em uma viagem longa de carro, avião ou ônibus.

Os incômodos aparecem porque o corpo humano não foi feito para ficar muito tempo em uma mesma posição e nem para sair de sua rotina totalmente. Ficar desconfortável no meio de transporte e não se alimentar corretamente pode trazer problemas para quem tanto planejou as férias.

Para evitar isso, confira aqui o que você deve comer ou não antes de embarcar em sua próxima aventura, como prevenir os enjoos no veículo em movimento e como ficar confortável para evitar dores no corpo.

O que levar para comer em uma viagem longa?

Seguir a sua rotina alimentar onde quer que esteja é sempre bom para evitar surpresas como intolerâncias ou intoxicação alimentar. Uma boa pedida é apostar nos lanches saudáveis, feitos com produtos frescos e leves, como verduras e legumes.

Você pode levar em sua mochila ou em uma bolsa térmica alguns itens que não estragam fora da geladeira e podem ser consumidos em qualquer lugar. Por exemplo, tenha consigo mix de castanhas e nozes, que possuem fibras e são fontes de proteína, frutas secas, que são fontes de potássio e fibras, e também sementes de abóbora e girassol, que possuem fibras e proteínas.

Você também pode levar vegetais, como cenoura e pepino, já higienizados e cortados para o consumo, barrinhas energéticas ou de proteína. E, claro, não se esqueça da garrafinha de água natural para se manter hidratado.

O que não comer antes de uma viagem longa?

A lista para a viagem também deve ter os itens que precisam ser evitados, pois podem causar desconforto abdominal. Por exemplo, carne vermelha, feijão, maçãs, brócolis, couve-flor, refrigerante e pimenta são alimentos que podem ter a digestão mais lenta e causar gases e azia.

No dia de sua viagem, evite ingerir alimentos gordurosos e com muito sódio, que podem causar retenção de líquido em seu corpo. O café também é um alimento controverso. Ele pode dar energia e afastar o sintoma de sonolência, mas também tem efeito de desidratação, dor de cabeça e até náuseas em algumas pessoas. E, o chiclete também não é indicado para ser mastigado antes da viagem porque permite a entrada de ar no organismo e pode causar gases.

E o energético?

A bebida com energético une o açúcar com a cafeína e tem benefícios de dar mais energia em uma atividade e evitar a sensação de sonolência. Porém, é necessário ter cuidado com a sua utilização em uma viagem longa.

O energético pode dar picos de energia, mas o seu efeito não é duradouro e o consumo não pode ser em excesso para não causar vício. O motorista que fizer o uso desta bebida não pode confiar plenamente que ficará alerta em toda a viagem. Por isso, o importante antes de um percurso longo é ter uma boa noite de sono para estar descansado e ter sua concentração na estrada.

Como evitar enjoos em viagens longas?

Algumas pessoas podem ter a sensação de enjoo e náuseas enquanto estão em veículos em movimento. Esse sintoma é chamado de cinetose e pode causar palidez, dor de cabeça, sensação de desmaio e sudorese.

Para evitar que isto ocorra em uma viagem longa, o recomendado é não mexer no celular enquanto estiver dentro do veículo, não ler e ficar sempre olhando para a frente durante o trajeto. A pessoa também deve evitar refeições calóricas e gordurosas, bebidas gasosas e bebidas alcóolicas durante o trajeto.

Dicas para evitar desconforto durante e depois da viagem?

Ao pensar nas dores no corpo que podem acontecer em uma viagem, como dor nas costas, nas pernas e nos ombros, o ideal é sempre fazer exercícios de alongamento antes, durante e depois da viagem. Caso vá viajar de avião, caminhe pelo corredor de hora em hora para ativar os músculos e a circulação. Caso a viagem seja de ônibus ou de carro, aproveite as paradas na estrada para se levantar, caminhar e alongar. Assim, você evitará as dores de ficar por um longo período na mesma posição e também evita a formação de coágulos.

Se a sua família tem histórico de trombose, o ideal é ir ao médico antes da viagem para pedir a indicação de uma meia de compressão para as pernas e a recomendação de uso. Você também pode usar acessórios para deixar o corpo mais confortável na poltrona, como suporte de pescoço e de lombar.

Outra sugestão é sempre ter por perto seus remédios de rotina para não perder o horário dos medicamentos durante o trajeto. E também leve seus itens de higiene pessoal para se cuidar nas paradas ao longo da viagem.