Carnaval sustentável: 7 dicas para curtir a folia com responsabilidade

Carnaval sustentável: 7 dicas para curtir a folia com responsabilidade

Vai cair na folia no Carnaval de 2024? Siga algumas dicas para ter a folia sustentável e respeitando o meio-ambiente

Durante os dias de Carnaval nas cidades brasileiras, os foliões se jogam na diversão, mas não podem esquecer dos cuidados com o meio ambiente. Por isso, pensar em um Carnaval sustentável é uma ótima opção para se divertir com responsabilidade e sem deixar resíduos espalhados pelas ruas.

Para começar, é preciso ter consciência de que os blocos de rua e desfiles de escolas de samba recebem milhões de pessoas e toda aglomeração gera lixo e resíduos. Tanto que as prefeituras das cidades costumam fazer levantamentos após os dias de diversão para informar o quanto de resíduo foi recolhido pelas equipes de limpeza.

Por exemplo, no ano de 2023, a Prefeitura de São Paulo informou, por meio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp), que recolheu mais de 690 toneladas de lixo durante os dias de pré-Carnaval e Carnaval no mês de fevereiro. Enquanto isso, no Distrito Federal, a Agência Brasil divulgou que o Serviço de Limpeza Urbana recolheu mais de sete toneladas de lixo em três dias de carnaval na região. Por sua vez, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), do Rio de Janeiro, informou à Agência Brasil que retirou mais de mil toneladas de lixo deixadas pelos foliões nas ruas.

Outro ponto é que o lixo que não é recolhido pela prefeitura e nem pelos catadores de recicláveis e vai parar nas galerias pluviais e pode poluir os rios e mares. Desse modo, os plásticos e pequenos pedaços de papel podem ser ingeridos por animais que vivem nas águas, como peixes e tartarugas, e ser prejudicial para a saúde deles. Inclusive, os microplásticos, presentes no glitter e nos confetes, também não são recolhidos adequadamente pelas equipes de limpeza e se tornam resíduos no meio-ambiente que demoram muitos anos para se decompor.

Com isso em mente, você pode fazer a sua parte para reduzir o lixo que acaba deixando para trás durante o Carnaval. Confira as dicas e seja amigo do meio-ambiente:

Pequenas atitudes para o carnaval sustentável

  • Hora de brilhar: Usar glitter e purpurina é algo que faz parte do Carnaval e todo mundo adora sair brilhando por aí. Porém, estes produtos são feitos de microplásticos, que podem ser vilões para o meio-ambiente e demoram muito tempo para se decompor. Contudo, algumas versões mais sustentáveis já foram criadas. Hoje em dia, você pode encontrar opções de glitter e purpurina biodegradáveis facilmente nos armarinhos e na internet. Estes materiais não poluem o meio-ambiente como o plástico.
  • Confete sustentável: Jogar confete nos outros foliões é uma diversão que faz parte do Carnaval, principalmente nos blocos de rua infantis. Por isso, você pode escolher opções amigas do meio-ambiente em vez de comprar confete industrializado. Faça o seu próprio confete em casa com o uso de um furador de papel. Existe a opção de usar papel que iria para a reciclagem ou ainda fazer o confete com folhas secas de árvores. Inclusive, esta pode ser uma atividade para distrair a criançada antes de ir para o bloco.
  • Fantasias: Colocar uma fantasia deixa a folia ainda mais divertida e também pode ser a hora de colocar a criatividade para fora. Recicle suas fantasias dos anos anteriores ou crie um modelito totalmente novo com material reciclável. Usar a sua imaginação neste momento pode sair mais barato para você e para o meio ambiente.
  • Dê preferência ao alumínio: Entre um bloco de rua e outro, você pode sentir sede e parar para comprar uma bebida do ambulante. Neste momento, você pode fazer mais uma escolha sustentável: prefira a latinha de alumínio em vez do vidro e do plástico.
  • Copo e canudo reutilizável: Ao levar o seu próprio copo, garrafa ou canudo reutilizável, você vai evitar o acúmulo de resíduos nas lixeiras e colaborar com o meio-ambiente. Você ainda pode levar um copo térmico e manter a sua água ou bebida gelada por mais tempo para se refrescar. Quer saber mais sobre o copo térmico? A PROTESTE já publicou um artigo sobre como ele funciona e dicas para manter a durabilidade. Confira aqui.
  • Recolha o seu lixo: Leve sempre uma sacola ou mochila para conseguir guardar os resíduos que vai acumular ao longo do dia, como a latinha da bebida, a embalagem do sorvete e até o papel do panfleto. Não jogue lixo nas ruas e sempre faça o descarte no local adequado.
  • Transporte público: Para ser ainda mais sustentável, você pode optar pelo transporte coletivo na hora de se locomover pela cidade. O uso dos ônibus, metrôs e trens não aumenta o envio de gases poluentes para o meio ambiente e o trânsito fica menor em vez de cada um sair com seu próprio carro.