Estudo na Coreia do Sul revela impacto do tempo de tela em saúde mental de adolescentes

Estudo na Coreia do Sul revela impacto do tempo de tela em saúde mental de adolescentes

Com mais de 40 mil participantes, a pesquisa revelou um aumento significativo no tempo de tela entre 2017 e 2020

O uso excessivo de celulares, especialmente entre adolescentes, tem sido associado a problemas de saúde mental, conforme indica um recente estudo conduzido na Coreia do Sul e publicado no periódico PLOS ONE. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. 

Com mais de 40 mil participantes, a pesquisa revelou um aumento significativo no tempo de tela entre 2017 e 2020, passando de 30% para 55% da amostra relatando mais de 4 horas diárias no smartphone. Os resultados apontam para uma correlação direta entre o aumento do tempo de uso do celular e impactos negativos na saúde mental, incluindo abuso de substâncias ilícitas e obesidade.

Apesar dos achados consistentes com estudos anteriores, a pesquisa sul-coreana apresenta limitações, destacadas pelos próprios pesquisadores. A dependência das respostas fornecidas pelos participantes pode subestimar o tempo real de uso do smartphone, devido à tendência das pessoas em oferecer respostas socialmente aceitáveis. 

Além disso, a falta de monitoramento específico das atividades realizadas nos celulares dos jovens limita a compreensão precisa dos impactos na saúde mental, uma vez que não se diferenciou o propósito do uso (redes sociais, mensagens, educação, compras online).

Essa abordagem inédita em escala nacional destaca a necessidade de considerar cuidadosamente as nuances do relacionamento entre o tempo de tela e a saúde mental dos adolescentes, apontando para áreas que merecem uma investigação mais detalhada.