Especialista revela: qual é o melhor queijo para a saúde do coração?

Especialista revela: qual é o melhor queijo para a saúde do coração?

Cardiologista aponta qual é a escolha mais saudável e explica como fazer a melhor seleção

O queijo é uma iguaria amada por muitos, mas sua ingestão pode ser motivo de preocupação devido aos altos níveis de gordura, sódio e calorias presentes em algumas variedades. O cardiologista Cheng-Han Chen destaca a importância de escolher queijos com baixo teor de gordura saturada e sódio, enfatizando que o consumo moderado pode ser benéfico para a saúde do coração.

Ele sugere a muçarela como uma das melhores opções, pois é rica em proteínas, cálcio e probióticos, além de ter baixo teor de gordura saturada e sódio. No entanto, alerta para verificar os rótulos, pois a quantidade de sódio pode variar.

Chen adverte contra o consumo excessivo de queijos altamente processados, como cheddar e queijo colby, devido ao alto teor de gordura saturada e sódio.

Ele sugere obter proteínas e cálcio de outras fontes, como carne magra, iogurte, feijão e folhas verdes, e priorizar alimentos ricos em fibras. Apesar de ser uma boa fonte de proteína, o queijo pode não ser a melhor opção para obter esse nutriente, de acordo com o cardiologista.

O especialista destaca a importância de manter uma dieta equilibrada, rica em vegetais e com baixo teor de gordura saturada, para promover a saúde do coração. Ele enfatiza que o queijo pode fazer parte de uma alimentação saudável desde que consumido com moderação e escolhendo opções mais saudáveis. As informações são do Metrópoles.