Tomate ajuda a saúde do coração? Veja benefícios da fruta

Tomate ajuda a saúde do coração? Veja benefícios da fruta

Saiba por que o tomate é mais do que apenas um ingrediente saboroso e como ele pode impulsionar sua saúde

O tomate é um ingrediente versátil que combina com uma variedade de pratos e, apesar de ser consumido como um legume, é botanicamente uma fruta. Além disso, o tomate traz diversos benefícios para a saúde, seja consumido cru ou cozido.

Com mais de 10 mil variedades, os tomates vermelhos são os mais comuns e possuem uma quantidade significativa de polifenóis e carotenoides, substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres.

Esses compostos também podem preservar a saúde ocular e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e doença cardíaca coronária. Consumir tomates está associado a uma menor carga esclerótica e risco cardiovascular, sendo uma ótima opção para pessoas com diabetes.

Com apenas 80 gramas, o tomate já conta como uma das cinco porções diárias de frutas e vegetais recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. Além disso, ele é uma excelente fonte de potássio, mineral essencial para a saúde do coração e do sistema nervoso.

Estudos também mostram que o licopeno presente no tomate pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares, sendo mais bem absorvido quando o tomate é cozido e consumido com azeite. Não descascar o tomate pode maximizar seus benefícios, já que a maior parte dos carotenoides está na casca.

Portanto, incluir tomates em sua dieta, seja em saladas, molhos, assados ou sopas, pode trazer uma série de benefícios à saúde, contribuindo para uma alimentação mais saudável e equilibrada. As informações são da BBC.