Pepino emagrece? Veja 5 benefícios e como incluir o alimento na sua dieta

Pepino emagrece? Veja 5 benefícios e como incluir o alimento na sua dieta

Além de ser consumido, o pepino é utilizado na pele devido às suas propriedades anti-inflamatórias

Os picles e as saladas frequentemente contam com o pepino como ingrediente principal, reconhecido por seu sabor suave e refrescante. Além de ser uma opção de baixa caloria, o pepino é notável por sua elevada quantidade de água e fibras solúveis. Ele apresenta uma variedade de vitaminas, como A, C, K e do complexo B, assim como minerais como magnésio, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de conter antioxidantes.

No Brasil, diferentes variedades como caipira, aodai e japonês são comuns, cada uma com suas características distintas, mas compartilhando benefícios nutricionais similares.

Além de ser consumido, o pepino é utilizado na pele devido às suas propriedades anti-inflamatórias, ácido cafeico e vitamina C. Colocar rodelas nos olhos pode reduzir inchaço e irritação. No entanto, é essencial considerar possíveis contraindicações, como o cuidado para quem tem problemas renais devido ao conteúdo de potássio.

O consumo do pepino pode ocorrer de diversas formas, como cru em saladas, sucos e vitaminas, ou mesmo cozido em preparações como molhos, pastas, recheios de sanduíches, macarrão e sopas. Ele é bastante apreciado na culinária japonesa, sendo utilizado em pratos como o sunomono.

Na hora de comprar, é recomendável escolher pepinos firmes com casca brilhante, evitando os amassados ou muito maduros, e verificar a refrigeração ao optar por pepinos pré-picados em supermercados.

Benefícios do pepino: 

Sustenta a sensação de saciedade: O consumo regular de pepino, devido à presença de fibras, prolonga a sensação de saciedade ao retardar o esvaziamento gástrico. Além disso, tem uma baixa contagem calórica de 43 kcal por 100 g (cru e com casca).

Favorece a saúde óssea: A vitamina K presente no pepino beneficia a saúde dos ossos, uma vez que níveis adequados desse nutriente são cruciais para prevenir osteoporose e o aumento do risco de fraturas. 

Contribui para a hidratação: Com cerca de 95% de sua composição composta por água, o pepino desempenha um papel importante na hidratação do corpo. O pepino, por ser diurético, auxilia na eliminação de líquidos em excesso pela urina, também ajudando a reduzir o inchaço.

Promove a saúde cardíaca: A presença de potássio no pepino contribui para a eliminação do excesso de sódio pela urina, o que pode resultar na redução dos níveis de pressão arterial. Os antioxidantes no pepino, como betacaroteno e flavonoides, também combatem a inflamação e protegem as células cardíacas.

Aprimora o funcionamento intestinal: As fibras, especialmente a pectina (um tipo de fibra solúvel) no pepino, aprimoram o trânsito intestinal e reduzem a constipação. Essas fibras retêm água, aumentam o volume fecal, aceleram o movimento dos músculos intestinais e alimentam as bactérias benéficas no intestino, favorecendo a eliminação das fezes e o bom funcionamento do órgão. As informações são do UOL Viva Bem.