Banana verde é melhor para a saúde? Veja estudo

Banana verde é melhor para a saúde? Veja estudo

O consumo diário de um suplemento equivalente a uma banana verde por dois anos reduziu em 60% o risco de câncer

A banana, fruta amplamente consumida no Brasil, é cheia de benefícios para a saúde, sendo inserida nos mais diversos pratos, dando um sabor e aspecto especial. Porém, você sabe qual é a melhor maneira de consumi-la?

O especialista em alimentos, Amir Khan, sugere que o consumo ideal ocorre quando a casca está verde, pois nesse estágio as bananas possuem mais fibra solúvel e amido resistente, promovendo a saciedade e alimentando as bactérias intestinais.

Por outro lado, as bananas amarelas são preferidas para consumo direto, assados ou antes de atividades físicas, devido ao maior teor de açúcar. Khan ressalta que a escolha depende do gosto pessoal de cada indivíduo.

O amido resistente, elogiado por cientistas por seus benefícios à saúde, mostrou-se promissor em um estudo realizado em 2022 pelas universidades de Newcastle e Leeds.

Neste estudo, descobriu-se que o consumo diário de um suplemento equivalente a uma banana verde por dois anos reduziu em 60% o risco de certos tipos de câncer em participantes com síndrome de Lynch, uma condição genética associada a vários cânceres.

Esses benefícios foram observados mesmo após uma década do término do suplemento, sugerindo que o amido resistente pode ter implicações positivas para a saúde pública em geral, não apenas para aqueles com essa síndrome genética. As informações são do Folha de Pernambuco.