Bebidas proteicas: saiba como incluí-las na sua rotina, quais as restrições e melhores marcas

Bebidas proteicas: saiba como incluí-las na sua rotina, quais as restrições e melhores marcas

Entenda como as bebidas proteicas podem ser benéficas para você e quais cuidados tomar ao incluí-las em sua rotina diária.

As bebidas proteicas são cada vez mais procuradas por pessoas de todas as idades e estilos de vida. Esses produtos ricos em proteínas oferecem muitos benefícios, mas é preciso estar atento a possíveis restrições. Confira a seguir nossas dicas para introduzir este suplemento na sua rotina alimentar e saiba o que avaliar na hora de escolher a melhor bebida proteica.

As bebidas proteicas têm se tornado cada vez mais populares entre as pessoas que buscam uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Com seus benefícios nutricionais e facilidade de consumo, essas bebidas são uma excelente opção para quem deseja aumentar a ingestão de proteínas diárias.

No entanto, é importante entender como consumí-las de forma adequada e saber como incluí-las na rotina, levando em consideração também eventuais restrições.

Neste artigo, vamos explorar os benefícios desse suplemento, tirar todas as dúvidas sobre seu consumo e te ajudar a escolher as melhores bebidas proteicas. Além disso, abordaremos as possíveis restrições relacionadas ao seu uso em diferentes casos. Se você quer melhorar sua saúde e desempenho físico com uma alimentação equilibrada, continue lendo para descobrir tudo sobre o assunto!

Qual o papel da proteína na nossa saúde?

As bebidas proteicas estão se tornando cada vez mais populares entre aqueles que buscam melhorar a sua saúde e condicionamento físico. Essas bebidas, ricas em proteínas, oferecem diversos benefícios para o corpo, como produção de hormônios, fortalecimento do sistema imunológico, auxílio tanto no ganho quanto na recuperação muscular pré e pós-treino, respectivamente, e saciedade.

Mas fica a dúvida: você sabe exatamente o que está consumindo? Sabe de onde vem esses benefícios? Antes de entender exatamente como uma bebida proteica atua no nosso organismo, é importante conhecer a importância da proteína para a nossa saúde e bem estar.

Nosso corpo utiliza esse macronutriente de diferentes formas, como por exemplo:

  • Recuperação e fortalecimento de tecidos e músculos.
  • Produção de hormônios, enzimas e anticorpos.
  • Manutenção celular.
  • Transporte de oxigênio e nutrientes.

Não é à toa que a proteína é considerada um dos principais nutrientes para uma vida equilibrada e saudável. E é aí que entra a bebida proteica como mais uma opção da nossa alimentação!

O que são bebidas proteicas?

Sendo um produto enriquecido com proteínas, a bebida proteica é indicada para casos de pessoas que tem como objetivo complementar a quantidade diária de ingestão desse nutriente. Essa pode ser uma ótima alternativa para quem não consegue incluir a quantidade ideal de proteína na rotina de alimentação.

A bebida proteica pode ser feita de diversos ingredientes, como leite, soja, ervilha, whey protein ou albumina. Por isso, muitas vezes esse produto também é conhecido como whey pronto, shake de whey ou bebida láctea proteica. No entanto, o termo mais usual é apenas bebida proteica. Além disso, é preciso estar atento à quantidade de açúcar, carboidratos e outras substâncias para saber escolher a melhor bebida proteica para consumo.

Uma bebida de proteína pode ser consumida em qualquer momento do dia, mas são geralmente recomendadas antes ou depois de atividades físicas.

5 principais benefícios das bebidas de proteína

Já falamos sobre alguns dos benefícios da bebida proteica, mas para te ajudar a entender todos os impactos da inclusão desse suplemento na sua rotina, destacamos a seguir todas as vantagens que ele oferece. Confira!

  1. Aumento da síntese proteica e do ganho de massa muscular. A bebida proteica oferece uma dose adicional de proteínas para promover o crescimento muscular e a síntese de proteínas.
  2. Auxílio na recuperação pós-exercício. A bebida de proteína contém aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparação muscular. Além disso, ela é facilmente digerida e absorvida pelo organismo, acelerando a absorção de nutrientes e auxiliando na recuperação pós-treino.
  3. Contribuição para a perda de peso e controle da saciedade. Por conta da digestão lenta, as bebidas proteicas podem ajudar a aumentar a sensação de saciedade. Essa é uma vantagem para aqueles que estão tentando controlar o peso ou que seguem dietas de restrição calórica.
  4. Suporte à saúde óssea e imunológica. Por ser uma fonte hiperproteica, esse produto também ajuda o organismo a melhorar a nossa imunidade e fortalecer a estrutura óssea.
  5. Praticidade. As bebidas proteicas também são uma opção prática e conveniente para aqueles que têm dificuldade em consumir proteínas suficientes através de alimentos sólidos. Podendo ser consumidas de forma rápida e em qualquer lugar, acabam sendo uma alternativa fácil de incluir na rotina diária.

A PROTESTE indica: Devo consumir proteínas ou carboidratos quando me exercito?

Bebida proteica: Indicações e restrições de consumo

Apesar de oferecer muitas vantagens, a ingestão de bebidas proteicas deve ser feita com cuidado. É importante conhecer as restrições e saber como incluir essas bebidas na rotina de forma adequada. Por isso, o primeiro passo deve ser consultar um médico ou nutricionista para se informar melhor sobre os possíveis riscos e restrições em relação ao consumo do produto.
Confira a seguir para quem é mais indicado o consumo de bebidas com whey e quem não deve tomar bebidas proteicas.

Para quem é indicado o consumo de bebidas proteicas?

Tendência recente no mundo fitness, a bebida proteica virou febre entre aqueles que praticam atividades físicas. Mas não é à toa! Afinal, esse produto é uma forma rápida e prática de aumentar a ingestão de proteínas diariamente.

E qual o motivo? Como falamos anteriormente, a proteína é um dos principais nutrientes utilizados pelo nosso organismo na recuperação muscular. Além disso, tem também o poder de potencializar o ganho de massa muscular e garantir a saciedade ao longo do dia.

Mas não para por aí. Não são só os atletas e frequentadores de academias que se beneficiam da bebida proteica. O produto hiperproteico é também um ótimo suplemento alimentar e pode ser um grande aliado na busca de uma alimentação completa e saudável.

É o caso de muitos idosos, que contam com fontes extras de proteína para melhorar a mobilidade, fortalecer os músculos e prevenir inflamações no tecido. No entanto, não é indicado que o consumo seja feito por conta própria. Consultar um médico de confiança e ter uma rotina ativa de atividades físicas é essencial para evitar efeitos indesejados e potencializar os benefícios da bebida proteica.

Quer saber mais? Confira aqui os exercícios físicos mais indicados para idosos!

Quem não deve tomar bebidas proteicas?

Algumas precauções que devem ser tomadas para pessoas com condições de saúde específicas. Confira os principais grupos que devem se prevenir:

  • Pessoas com problemas renais: as bebidas proteicas podem ser prejudiciais para pessoas com problemas nos rins, pois quando em excesso a proteína pode sobrecarregar esses órgãos.
  • Pessoas com alergias e intolerâncias: esses produtos podem conter ingredientes que causam alergias em algumas pessoas. Por exemplo: No caso de pessoas com intolerância à lactose, a bebida láctea proteica pode trazer efeitos indesejados. Nesse caso, uma opção é optar por uma bebida proteica vegana ou sem lactose.
  • Crianças: Esse é um grupo que requer atenção. Afinal, as crianças geralmente não precisam de uma fonte de proteína suplementar, e por isso o consumo pode ser inapropriado. Consulte um nutricionista de confiança antes de oferecer bebidas proteicas às crianças.

Lembre-se que mesmo que você não pertença aos grupos citados acima, consultar um médico ou nutricionista antes de mudar sua alimentação é essencial para prevenir sua saúde!

Fique por dentro: A importância de conferir os rótulos de produtos lácteos

Quais são as melhores marcas de bebidas proteicas?

As opções de bebidas proteicas apresentadas oferecem uma variedade de escolhas para atender às necessidades específicas de diferentes perfis alimentares e objetivos de condicionamento físico. De acordo com o site do nutricionista Guilherme Villaboim, este panorama diversificado oferece aos consumidores uma gama de opções que atendem tanto às preferências alimentares quanto aos objetivos específicos de treino e nutrição.

  • NUDE BEBIDA DE AVEIA PROTEICA, com 15g de proteína por unidade, destaca-se por ser uma opção 100% vegana e orgânica, utilizando proteína da ervilha. Sua composição é plant-based e totalmente isenta de lactose. Contudo, apresenta 31g de carboidratos por unidade e 212 kcal, sendo o produto mais calórico do comparativo. Recomendado como pré-treino devido ao aporte de carboidratos complexos da aveia, ideal para consumo cerca de uma hora antes da atividade física.

 

  • PIRACANJUBA WHEY, com 23g de proteína, 4g de colágeno e adoçante à base de estévia, é uma opção com zero gordura. Apesar de possuir 20g de carboidratos e enzima lactase, não é 100% isento de lactose. Não sendo exclusivamente Whey protein, utiliza caseína em sua composição. Com mais de 100 kcal por porção, é indicado como pós-treino ou lanche intermediário para quem busca ganho de massa magra.

 

  • FORTFIT PRO, contendo 25g de proteína e apenas 0,2g de gordura por porção, destaca-se como a opção menos calórica com 25g de proteína. Enriquecido com colágeno, cálcio e vitamina D, utiliza aromatizante sintético e caseinato de cálcio, não sendo 100% Whey protein. Recomendado para lanche entre as refeições ou como pós-treino em dietas de emagrecimento ou definição.

 

  • NOT MILK CHOCOLATE, oferecendo 15g de proteína por unidade, destaca-se por ser a opção menos calórica do comparativo, com apenas 106 kcal. Totalmente vegano, utiliza proteínas da ervilha e soja, sendo livre de lactose. No entanto, contém 2,8g de gordura e aromatizante sintético. Indicado como lanche entre as refeições.

 

  • MU BEBIDA LACTEA PROTEICA, com 12g de proteína por porção, destaca-se por ter apenas 40 kcal e 3,3g de carboidratos. Utiliza adoçante natural, mas possui enzima lactase e não é totalmente isento de lactose. Recomendado como ótima opção para lanche intermediário ou pós-treino, especialmente em objetivos de emagrecimento ou definição.

Como tomar bebidas proteicas: Principais dúvidas

Se você já consultou um profissional de saúde e tem a certeza de que a bebida proteica pode te fazer bem, é hora de entender como tomá-la. Existem muitos mitos envolvendo o consumo de suplementos de proteínas. Por isso, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e te ajudar a entender como tomar bebidas proteicas corretamente. Vamos lá?

bebida de proteina

1) Qual o melhor horário para tomar bebidas proteicas?

Uma das principais dúvidas sobre o assunto é saber qual é o melhor horário para tomar whey protein ou bebidas proteicas. Apesar de não existir uma orientação específica, muitos nutricionistas indicam que o suplemento seja ingerido como pré-treino ou pós-treino. 

Essa é uma forma de utilizá-lo como fonte de energia e estimular o ganho e a recuperação dos músculos. No entanto, algumas pessoas também optam por incluir a bebida proteica em outros horários específicos do dia, como café da manhã ou lanche, sobretudo se o objetivo é tê-la como um suplemento alimentar.

Saiba mais! Hipertrofia muscular: tudo o que você precisa saber para obtê-la

2) A bebida proteica pode substituir uma refeição?

As bebidas proteicas podem ser consumidas como lanche para ajudar a controlar a fome e a ingerir proteínas ao longo do dia. No entanto, não é indicado substituir as principais refeições do dia pelo suplemento, pois há grandes chances de diminuirmos a ingestão de outros nutrientes igualmente importantes para o nosso organismo.

Manter uma alimentação balanceada, contar com a orientação de um nutricionista e utilizar a bebida proteica apenas como aliada da sua saúde é sempre a melhor opção.

3) Qual a quantidade diária de proteína recomendada?

A quantidade diária de proteína recomendada varia de acordo com a idade, sexo e condicionamento físico da pessoa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as recomendações são as seguintes:

  • Adultos saudáveis: 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal.
  • Pessoas que praticam exercício físico: de 1,2 a 1,4g/kg/dia, a depender do tipo de treino, intensidade e frequência.
  • Pessoas idosas: De acordo com a nutricionista e diretora da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo (SBGG-SP) , para os idosos, a ingestão proteica deve ser de 1,5 a 2 g de proteína por quilograma de peso corporal.
  • Crianças e adolescentes: Para crianças e adolescentes, essa quantidade diária pode variar bastante. Por isso, é indicado consultar um nutricionista ou pediatra para garantir o consumo ideal para cada faixa etária.
  • Atletas: 1,2 a 2,0 gramas de proteína por quilograma de peso corporal

Por conta disso, reiteramos a importância de consultar um nutricionista. Dessa forma, será possível planejar uma alimentação saudável, verificar se existe a necessidade de suplementação de proteína e evitar o excesso desse nutriente no organismo.

A PROTESTE indica: Atletas: alimentação equilibrada garante melhor desempenho

4) Existem efeitos colaterais do consumo excessivo de proteínas?

Sim. O consumo excessivo de proteínas não é recomendável e pode ser prejudicial para a saúde. Muitas vezes, os alimentos que ingerimos já são suficientes para alcançar a recomendação diária de proteína, não sendo necessário utilizar suplementos.
O excesso de proteína no organismo pode causar problemas cardiovasculares, ganho de peso, sobrecarga renal e doenças no fígado.

 

Estudo mostra que essas bebidas são ultraprocessadas e podem não ser tão saudáveis 

De acordo com o portal R7, a classificação Nova do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde), mostra que esse alimento é considerado ultraprocessado quando incorpora regularmente corantes, aromatizantes, espessantes e outros aditivos cosméticos que conferem propriedades sensoriais semelhantes às dos alimentos naturais. A pesquisadora Maria Alvim, do Nupens, destaca que essas características sensoriais podem envolver sabor, cor, textura ou aroma.

Nos shakes proteicos, o soro do leite é o componente responsável pela quantidade prometida de proteína, não sendo considerado um aditivo cosmético. Contudo, outros itens dessas bebidas, como aromatizantes, espessantes e amido modificado, são exemplos de aditivos cosméticos que podem estar presentes.

É importante reconhecer que, apesar de os shakes proteicos muitas vezes se basearem em ingredientes naturais, alguns elementos adicionados para melhorar as propriedades organolépticas podem se enquadrar na categoria. 

Associe-se à PROTESTE

Fique por dentro das melhores dicas de consumo, receba testes comparativos completos de diversos produtos e receba orientações extrajudiciais especializadas quando tiver problemas nas suas compras! Ser associado da PROTESTE é isso e muito mais!

Associados da PROTESTE encontram nos diferentes planos oferecidos. Associe-se aqui para garantir informação exclusiva e de qualidade e mudar a maneira como você consome.