Chás para cólica de bebês, realmente funcionam? Veja o que dizem os especialistas

Chás para cólica de bebês, realmente funcionam? Veja o que dizem os especialistas

Especialistas alertam para a falta de comprovação científica sobre a eficácia dos chás no alívio das cólicas infantis

As cólicas podem ser uma causa angustiante de choro em crianças, levando os pais a procurarem soluções para aliviar a dor. Entre os métodos populares está o uso de chás, porém, especialistas afirmam que não há evidências científicas de sua eficácia contra as cólicas.

Os chás podem momentaneamente distrair a criança com um novo sabor, mas isso é considerado um efeito placebo pelos médicos.

Além disso, a introdução de líquidos, incluindo chás, pode interferir na amamentação exclusiva, recomendada pela Organização Mundial da Saúde até os seis meses de idade.

Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, oferecer chá a crianças tão novas pode ser arriscado devido à imaturidade do sistema imunológico e ao potencial alergênico de algumas ervas, que podem prejudicar os fatores de proteção presentes no leite materno.

É fundamental seguir as orientações do pediatra em relação ao tratamento das cólicas e evitar a introdução de alimentos além do leite materno nos primeiros seis meses de vida, já que o leite materno é completo em nutrientes e protege a criança de diversas doenças. As informações são da Revista Crescer.