Hidratação diária: saiba qual é a necessidade de água por pessoa

Hidratação diária: saiba qual é a necessidade de água por pessoa

A água natural é a melhor forma de se manter hidratado. Você sabe quais são os benefícios e a quantidade necessária para a hidratação diária? Saiba aqui

O corpo humano possui uma grande quantidade de água, que é fundamental para a manutenção da vida. Segundo o site Food Insight, mais de 50% do peso de uma pessoa equivale a quantidade de água no organismo, sendo cerca de 70% do volume corporal. Assim, a hidratação é peça fundamental para o bom funcionamento de diversas áreas da saúde, desde o controle da temperatura até a eliminação de toxinas. Porém, você sabe qual é a necessidade diária de água por pessoa? O cálculo é variável, mas os especialistas concordam em um ponto: o ser humano precisa de uma quantidade regular de copos de água por dia. Vamos contar mais sobre isso ao longo do texto!

Além disso, é importante destacar que a falta de água no organismo pode levar a problemas de desidratação, intestino preso e pedras nos rins. Por isso, manter o corpo hidratado é recomendado para todas as idades.

Quer saber tudo sobre a importância da água natural em sua vida e sobre a hidratação diária? Confira abaixo:

Quantidade ideal de água para a hidratação diária

De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de água ideal por dia é muito variável de pessoa para pessoa. Isso porque cada um tem uma estrutura corporal, um peso e uma necessidade específica. Nestas variáveis ainda entram a idade, o exercício que faz parte da rotina, o clima e a temperatura do local onde a pessoa vive. Por isso, não existe uma recomendação certa de quantos litros devem ser consumidos.

Algumas médias da quantidade de água para o consumo humano são divulgadas ao redor do mundo pelas organizações e especialistas em saúde. Por exemplo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que o consumo diário de água deve ser de 2,5 litros para um homem de 70 kg e de 2,2 litros para uma mulher de 58 kg. Enquanto isso, o Conselho Federal de Nutricionistas recomenda que a pessoa beba oito copos de 250 ml de água por dia, o que seria o equivalente a 2 litros por dia. Por sua vez, o site Food Insight diz que as mulheres deveriam consumir cerca de 11 copos por dia, cerca de 2,2 litros, e os homens deveriam ingerir 13 copos de água, sendo cerca de 3 litros.

Desse modo, o que é válido, de acordo com a OMS, é que o ser humano respeite a sensação de sede e faça o consumo de água de acordo com os sinais do seu corpo. É bom sempre ter uma garrafinha de água por perto para manter a sua rotina de hidratação.

Outro ponto destacado pela organização é verificar a cor da urina. Caso esteja em tom de amarelo forte ou alaranjado, significa que está muito concentrada e você precisa beber mais água. Caso esteja em tom amarelado claro, o consumo de água está dentro do ideal. Além disso, sempre é importante consultar o seu médico, que poderá fazer a recomendação ideal para o seu corpo.

Como se hidratar corretamente no dia a dia?

A hidratação diária deve acontecer de forma regular e espaçada ao longo do dia. Você pode dividir a quantidade de água que precisa por dia em pequenas doses de copos entre as refeições e sempre que sentir sede. Assim, você manterá o seu corpo hidratado o tempo todo.

Um ponto para se destacar é a necessidade de prestar atenção na hidratação das crianças pequenas e dos idosos. Estes dois grupos tendem a não lembrar de consumir água ao longo do dia e podem sofrer com a desidratação. O Ministério da Saúde diz que a água só deve ser oferecida para as crianças a partir dos 6 meses de vida, que é quando começa a introdução alimentar. Antes disso, os bebês recebem a hidratação pela amamentação. Por sua vez, os idosos esquecem de consumir água e não sentem tanta sede quanto os adultos. Nestes dois casos – das crianças e idosos -, os responsáveis e cuidadores devem sempre andar com uma garrafa de água e oferecer de tempos em tempos para auxiliar na hidratação.

A dica da garrafinha sempre por perto também vale para os adolescentes e adultos. Inclusive, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o recomendado é evitar o consumo de água em garrafas descartáveis, já que as embalagens causam impacto no meio ambiente. A melhor alternativa é consumir o que eles chamam de ‘água da torneira’ – aqui no Brasil, podemos investir em filtros ou purificadores de água e usar garrafas de água reutilizáveis para manter nossa hidratação diária.

Mais dicas

Se você conhece uma pessoa que tem dificuldade de tomar água por causa da falta de costume ou estranhamento do paladar, o Ministério da Saúde tem mais uma sugestão: O consumo da água saborizada na hidratação diária. Você pode adicionar rodelas de limão, folhas de hortelã, abacaxi e até gengibre para dar um sabor na água, mas lembre-se de não adicionar açúcar. Este método pode auxiliar no corte de refrigerantes e sucos da rotina alimentar, o que vai influenciar na redução das calorias diárias.

Também existe a possibilidade de instalar um aplicativo no celular que faça lembretes de quando está na hora de beber água para não se esquecer. Você também pode criar o hábito de tomar um copo de água antes das refeições, assim você já aprende a se hidratar de forma frequente.

Com a hidratação regular, o seu corpo vai eliminar a água em excesso pela urina, o suor, a respiração e também pelos movimentos intestinais, informou o site Food Insight.

Benefícios da água na hidratação diária

Como já falamos, a água é fundamental para a vida do ser humano e está presente de forma abundante em nosso organismo. Por isso, os benefícios são imensos. Para citar alguns, o site do Hospital Israelita Albert Einstein informou que a água tem as funções de transportar nutrientes, hormônios, enzimas e células sanguíneas. Também ajuda a dissolver substâncias, eliminar toxinas e lubrificar as articulações. Além disso, a água é fundamental para regular a temperatura do corpo e para o bom funcionamento dos processos fisiológicos, como a digestão.

Enquanto isso, o site Food Insight informou que a água também ajuda na sensação de saciedade e pode ser uma aliada no processo de emagrecimento, pois, ao beber água, a pessoa evita o consumo de outras bebidas açucaradas.

O que é água mineral?

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a água pode ser definida em três categorias, sendo elas:

  • Água mineral natural: é obtida em fontes naturais ou extração subterrânea.
  • Água natural: possui uma quantidade de sais minerais menor do que a água mineral natural.
  • Água adicionada de sais: neste caso, os minerais são adicionados em laboratório.

A Anvisa ainda diz que qualquer um desses tipos pode ter o gás adicionado de forma natural ou artificial, se tornando a água com gás que conhecemos. Outro tipo citado por eles é a água com sabor ou flavorizada, que não é considerada uma água pura porque tem a adição de corantes, aromatizantes ou suco de fruta.

Sódio na água mineral

Quando se fala em água, algumas pessoas questionam a quantidade de sódio presente no líquido e que é descrito no rótulo das embalagens. Por isso, a PROTESTE desmistificou o assunto em um artigo recente. Basicamente, o sódio faz parte dos componentes da água mineral, assim como o ferro, zinco, fósforo e cálcio. Desse modo, os níveis presentes na água mineral não fazem mal à saúde e são recomendados. Isso porque existe uma indicação diária de sódio para consumo na alimentação e a quantidade presente na água só traz benefícios para o corpo humano. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo completo aqui.

Outros líquidos

A hidratação recomendada pelas organizações de saúde ao redor do mundo deve vir a partir da água pura, que é o meio mais comum de ter os nutrientes e o líquido que precisamos diariamente, sem o acréscimo de calorias. Porém, outras formas de consumo de líquido também fazem parte da rotina alimentar.

Os sucos de frutas naturais são fontes de líquidos para o organismo. Porém, o consumidor deve ficar atento que esta bebida possui calorias extras e o suco tem menos fibras do que a fruta em si.

Como dito no texto acima, as pessoas que não estão acostumadas com o gosto da água podem recorrer à água saborizada, que pode contar com rodelas de limão para dar um sabor diferente para a água pura.

Outra fonte de líquidos usada pelos esportistas é a bebida isotônica. De acordo com o site Deco Proteste, de Portugal, este produto é indicado para quem pratica exercícios e está em busca de uma fonte de energia e de sais minerais. Pode ser consumida antes ou durante o treino e de acordo com a intensidade da atividade. Além disso, o Hospital Albert Einstein também fez a recomendação de isotônicos para quem faz atividade física de intensidade, por ser uma forma de ajudar na reposição de eletrólitos, água e glicose, e também ter benefícios para o desempenho. Inclusive, o hospital indicou que a água de coco é um isotônico natural e possui baixo teor de açúcar. Porém, é bom lembrar que os isotônicos não devem substituir o consumo de água pura.

Sinais de desidratação

Quando o corpo não recebe a quantidade de água adequada para o seu funcionamento, ele pode apresentar sinais de desidratação. Os sintomas podem ser: dor de cabeça, diminuição do suor, fraqueza, prisão de ventre, pequenas perdas de memória, infecções urinárias, pedras nos rins, sensação de sede, boca seca, pouca urina e outros.

Além disso, pode-se destacar que o contrário também existe, que é a hiponatremia. Isso acontece quando a pessoa bebe muita água e causa um desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, o que leva a uma intoxicação por água. É um caso raro e também pode estar ligado a outros distúrbios. Por isso, sempre tenha o acompanhamento médico para não colocar sua saúde em risco e aprender a manter a hidratação diária dentro do adequado.