Chocotone ou panetone: qual é a melhor escolha para a sua saúde?

Chocotone ou panetone: qual é a melhor escolha para a sua saúde?

Entre pavês e rabanadas, os panetones geram debates sobre a preferência por versões com ou sem chocolate

Com o Natal se aproximando, a expectativa para a ceia cresce, especialmente para as sobremesas. Entre pavês e rabanadas, os panetones geram debates sobre a preferência por versões com ou sem chocolate. As informações são do O Globo

Originado na Itália nos anos 1400, o panetone era inicialmente um pão recheado, assemelhando-se a um bolo inglês. Com o tempo, a receita evoluiu, oferecendo uma variedade de sabores, como doce de leite, pistache e goiabada.

A chegada do panetone ao Brasil coincidiu com a Segunda Guerra Mundial, quando imigrantes italianos trouxeram a receita tradicional. Desde então, tornou-se uma tradição natalina, passada de geração para geração.

A nutricionista Priscilla Primi Hardt destaca que, em termos de calorias, panetones e chocotones são semelhantes. O chocotone, com gotas de chocolate, tem mais gordura, mas ambos são sobremesas calóricas e ultraprocessadas.

Priscilla aconselha moderação no consumo de panetones, sugerindo apreciar uma fatia em vez de exagerar. Além disso, recomenda optar por produtos de qualidade, destacando que panetones artesanais, apesar de mais caros, tendem a ter melhor qualidade nutricional, com menos aditivos.