Junho começa com uma temperatura instável em boa parte do Brasil, com resquícios de uma frente fria que ainda atuam nesta segunda-feira (9), trazendo chuvas moderadas para estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. As precipitações seguem acumulados significativos registrados no fim de semana na Região Sul, que já vive dias de atenção com o tempo fechado.
Em São Paulo, a instabilidade continua ao longo do dia, com chuvas que podem interferir na mobilidade urbana e na rotina de quem está nas ruas. O ideal é planejar deslocamentos e atividades ao ar livre com cautela, já que pancadas podem ocorrer a qualquer momento, inclusive com rajadas de vento em algumas áreas.
Mudança no tempo a partir de terça
A boa notícia é que, a partir de terça-feira (10), o tempo começa a mudar. As chuvas se dissipam na maior parte do país e o sol volta a aparecer em várias regiões, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste. Esse breve alívio, no entanto, marca o início de outra transformação importante: a chegada de uma nova massa de ar frio.
Essa massa de origem polar avança rapidamente pelo Brasil, provocando quedas acentuadas nas temperaturas. O frio se espalha pela Região Sul e também alcança áreas do Sudeste até o fim da semana.
Temperaturas negativas e risco de geada
Na Região Sul, os termômetros devem marcar mínimas abaixo dos 10°C até sexta-feira (13). Em municípios da serra gaúcha e catarinense, há previsão de temperaturas negativas e formação de geadas. Agricultores e moradores dessas áreas devem se preparar para o frio intenso e proteger plantações e animais. As informações são do O Tempo.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.