Saiba como montar uma lancheira saudável para seus filhos
É possível fazer lanches nutritivos para as crianças que voltaram para as aulas presencialmente; com alimentação equilibrada, elas crescem saudáveis e com muita energia
Preparar o lanche saudável para as crianças levarem para a escola, no caso daquelas que voltaram para as aulas presenciais, nem sempre é uma tarefa fácil, mas a PROTESTE vai te ajudar. A construção de hábitos alimentares saudáveis na infância impacta a vida adulta, portanto, é estimular uma nutrição balanceada e diversificada, mesmo quando as crianças estão fora de casa.
Para montar a lancheira infantil é preciso quatro elementos fundamentais: proteína, fruta, água e carboidrato. O lanche saudável é tão importante quanto as grandes refeições, almoço e jantar. Ele fornece os nutrientes necessários recomendados para um dia. “Ao tirar alguns minutos do
seu dia para o preparo da lancheira, você garante o crescimento adequado da criança e mais foco, concentração e energia para os momentos mais ativos”, explica Fernanda Taveira, especialista PROTESTE.
Carboidratos: disposição e energia
Prefira carboidratos ricos em fibras. Eles ajudam na saúde intestinal e liberam a glicose mais lentamente, mantendo a energia. Uma dica é substituir a farinha de trigo por farinhas de aveia, amêndoas, amaranto, grão-de-bico, quinoa ou sorgo.
Escolhas certas:
- Pães, bolos e panquecas feitos com farinha de aveia ou amêndoas;
- Tapioca com chia e granola;
- Milho cozido;
- Pastinhas: hummus, de atum, guacamole, geleia sem açucar e de amendoim.
Trocas fáceis:
- Bisnaguinhas industrializadas com açúcar refinado e conservantes pelas caseiras;
- Salgadinhos com glutamato monossódico (realça o sabor dos alimentos, mas está relacionado a malefícios à saúde) por biscoito de batata doce;
- Pipoca industrializada pela caseira;
- Pão de queijo industrializado pelo caseiro.
Proteínas: grandes construtores
Com funções de estruturar, fortalecer e permitir o crescimento de ossos, músculos e tecidos (como peles, cabelos e unhas), as proteínas também têm um papel importante no sistema imunológico. Ou seja, ajudam o organismo a combater gripes ou resfriados.
Escolhas certas:
- Leite integral, iogurte integral sem sabor, requeijão, queijos (cottage, minas frescal), creme de ricota;
- Bebidas de origem vegetal (amêndoas, castanhas, arroz, ervilha);
- Amêndoas, noz, gergelim, linhaça, feijão, lentilha e grão de bico.
Trocas fáceis:
- Achocolatados por vitamina de banana com cacau em pó;
- Brownie industrializado por brownie de chocolate com feijão preto;
- Doces por paçoca natural ou doce de leite (veja receitas no e-book Festas Infantis).
Frutas: vitaminas e minerais
Elas fornecem diferentes vitaminas e minerais essenciais para várias funcionalidades do corpo (visão, foco, concentração, cardiovascular, imunidade).
Escolhas certas:
Dê preferência às frutas da época, que são mais saborosas e nutritivas, além de mais econômicas. No mês de março as frutas são abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, caqui, goiaba, jaca, limão, maçã, pera, figo, maracuja, mamão e mangostão. Varie as frutas e as formas de apresentação (inteiras, picadinhas, espetinhos, em palito, etc.) e alterne com os legumes (cenoura, tomate-cereja), frutas secas (damasco, uva-passa), chips de frutas e geleias e sucos caseiros.
Trocas fáceis:
- Biscoitos recheados por chips de banana;
- Brigadeiros de chocolate por brigadeiros de banana (veja e-book Festas Infantis);
- Gelatina pronta e com sabor pela de frutas;
- Sucos de caixinha e refrigerantes por suco da fruta ou água de coco.
“A opção mais saudável é o consumo da fruta in natura com a garrafinha de água, mas se optar pelo suco, prefira o natural, aquele que é feito em casa
com a fruta in natura, sem adição de açúcar e sem coar”, orienta nossa especialista.