Dia da Saúde Mental: 8 dicas para cuidar do corpo e da mente

Dia da Saúde Mental: 8 dicas para cuidar do corpo e da mente

Data é comemorada no dia 10 de outubro e busca conscientizar as pessoas sobre bem-estar mental

Nesta terça-feira, 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, que busca conscientizar as pessoas sobre o tema e sua importância na sociedade.

Instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data busca chamar atenção para o assunto. As informações são do portal Terra.

A seguir, confira 8 dicas de como cuidar da sua saúde mental:

  1. Praticar o autoconhecimento: se conhecer é fundamental para a resolução de problemas.
  2. Ter relações sociais saudáveis: se cerque de familiares e amigos que serão sua rede de apoio, assim como você irá compor a deles.
  3. Estabeleça limites: aprenda a dizer “não” em respeito ao seu tempo e ao seu corpo.
  4. Pratique a autocompaixão: não é difícil tratar os outros com gentileza, carinho e compaixão, portanto, faça o mesmo por você.
  5. Tenha uma rotina equilibrada: trabalhar e cuidar da casa é necessário, mas busque brechas no seu dia a dia para descansar.
  6. Pratique exercícios: muito além da estética, a prática regular de atividade física promove saúde, aumenta a disposição, melhora a autoestima e reduz problemas como estresse e ansiedade.
  7. Cuide da alimentação: uma dieta equilibrada pode ter impactos positivos na saúde mental.
  8. Procure ajuda profissional quando necessário: se possível, busque ajuda psicológica ou psiquiátrica, caso seja indicado.