É verdade que granola engorda? Descubra a resposta

É verdade que granola engorda? Descubra a resposta

A presença de aveia na granola contribui para a redução do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares

A granola, composta por uma variedade de cereais torrados, frutas secas, sementes e oleaginosas, é uma fonte rica em fibras, carboidratos e antioxidantes, proveniente dos Estados Unidos. Ana Paula Arantes Pires, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, destaca seu valor nutricional, incluindo fibras, carboidratos, vitaminas e minerais essenciais.

A presença de aveia na granola contribui para a redução do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, devido aos beta-glucanos, uma fibra solúvel. Além disso, seu consumo pode auxiliar na perda de peso, proporcionando maior sensação de saciedade.

Devido ao alto teor de fibras, a granola é benéfica para a saúde intestinal, promovendo o trânsito regular e o crescimento de bactérias benéficas.

No entanto, seu consumo excessivo, especialmente nas versões industrializadas, pode levar ao ganho de peso devido às altas quantidades de açúcares e gorduras presentes.

Para evitar os efeitos negativos, é fundamental verificar os ingredientes e informações nutricionais das granolas disponíveis no mercado. A granola pode ser consumida de várias maneiras, como acompanhamento de iogurtes, leites, smoothies, saladas e omeletes, oferecendo uma opção versátil e saudável para a dieta diária. As informações são do Minha Vida.