Está com as unhas amareladas? Veja 5 possíveis causas
Alguns alimentos contribuem para tornar as unhas mais resistentes e saudáveis
Para além de um motivo de preocupação estética, as unhas também desempenham o papel de sinalizar alterações no nosso organismo. Um desses sinais é a coloração amarelada -o que é anormal para uma unha saudável.
Por conta disso, é importante sempre se manter atento a qualquer sintoma relacionado, como unhas quebradiças e alteração de formato. Veja a seguir algumas causas da unha amarelada:
Uso de esmaltes
A ausência de base protetora adicionada ao uso constante de esmaltes – principalmente os escuros – pode causar o amarelamento das unhas, ainda mais se forem deixados nelas por muito tempo. Para evitar essa coloração anormal, o ideal é adicionar uma base protetora antes de passar o esmalte ou pausar o uso do cosmético.
Fungos
Alterações na cor da unha também podem ocorrer por conta de infecções provocadas por fungos, como a micose de unha. Além da cor, a unha também pode ficar grossa e deformada por conta da infecção.
Falta de vitaminas
Outro fator que leva ao amarelamento das unhas é a falta de ferro e de vitamina B12. Geralmente, os principais sintomas são as unhas fracas e quebradiças, entretanto, a alteração da coloração também pode acontecer.
Linha branca nas unhas
Um ponto de atenção que é necessário ficar de olho é a listra branca que pode aparecer nas unhas. Com um formato semelhante a ondas, estas alterações podem aparecer por conta de desequilíbrios hormonais, deficiências nutricionais, traumatismos e até mesmo doenças sistêmicas, como a diabetes.
Alimentos que ajudam
A alimentação pode ser um aliado importante para manter a saúde das unhas. Ao consumir pratos ricos em nutrientes e vitaminas, o organismo se fortalece. Veja dois alimentos que deixam as unhas saudáveis:
- Amendoim: O amendoim é um ótimo alimento para manter as unhas saudáveis pois é rico em biotina (vitamina B7), substância que ajuda na produção de queratina.
- Kiwi: A fruta tem as vitaminas E e K na sua composição, o que promove uma ação antioxidante no corpo e combate os radicais livres – responsáveis por danificar células. Com essas propriedades, as unhas ficam saudáveis e mais resistentes.
As informações são do site MinhaVida.