Estudo aponta que homens são “reservatórios” do vírus HPV; entenda

Estudo aponta que homens são “reservatórios” do vírus HPV; entenda

A pesquisa relevou que um em cada três homens está infectado com pelo menos um tipo genital de HPV

Um estudo chamou a atenção ao mostrar que o papilomavírus humano (HPV) tem “alta em homens com mais de 15 anos e sustenta que os homens sexualmente ativos, independentemente da idade, são um importante reservatório da infecção genital pelo vírus HPV“. As informações são da Forbes.

O vírus ligado ao câncer de colo de útero também pode causar outros tipos de neoplasias, como tumores do canal anal, de vulva, de vagina, de pênis e de orofaringe.

A pesquisa, publicada neste mês no periódico The Lancet Global Health, compilou quase 5,7 mil textos científicos publicados entre 1995 e 2022 e indica que “um em cada três homens em todo o mundo está infectado com pelo menos um tipo genital de HPV e cerca de um em cada cinco está infectado com um ou mais tipos de HPV de alto risco ou com potencial de causar câncer”.

A prevalência do vírus foi especialmente elevada em adultos jovens, atingindo um máximo entre as idades de 25 e 29 anos.

Os pesquisadores alertaram para a “importância de incorporar os homens em estratégias abrangentes de prevenção do HPV para reduzir a morbilidade e mortalidade relacionadas com o vírus nos homens e, em última análise, alcançar a eliminação do câncer do colo do útero e de outras doenças” desenvolvidas a partir da infecção viral.