Inmet faz alerta para chuvas intensas em todo o país; veja como se proteger

Inmet faz alerta para chuvas intensas em todo o país; veja como se proteger

Alertas de tempestades foram emitidos pelo Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) para todas as regiões do país

Alertas de tempestades foram emitidos pelo Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) para todas as regiões do país. No litoral norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, há alerta de “grande perigo” devido a chuvas intensas, com riscos de alagamentos e deslizamentos.

Após uma semana de instabilidade, o Sul e o Sudeste do Brasil enfrentam previsões de fortes chuvas nesta sexta-feira, dia 26, e os temporais devem se estender ao longo do fim de semana, abrangendo grande parte do país e resultando em temperaturas mais amenas.

Segundo Maria Clara Sassaki, porta-voz do Climatempo, dois fatores contribuem para as chuvas: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e ventos marítimos intensos. No Sul e no Sudeste, os ventos marítimos aumentam a umidade, resultando em tempestades, especialmente no litoral de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

A ZCAS, por sua vez, traz chuvas para os estados entre o Espírito Santo e o Amazonas. Essa faixa de nuvens, estendendo-se do Norte ao Sudeste, é responsável pela instabilidade e volumes consideráveis de chuva.

As temperaturas devem permanecer abaixo da média em grande parte do país. São Paulo, por exemplo, pode ter máxima de 23°C na sexta-feira e 26°C no sábado. O Rio de Janeiro pode registrar 28°C na sexta e 31°C no sábado.

Outras regiões, apesar das chuvas, não devem enfrentar transtornos significativos como o Sul e o Sudeste. No Nordeste e no extremo Norte, as temperaturas permanecerão mais elevadas durante o fim de semana. As informações são do G1.