Por que a temperatura no Brasil vai mudar?
Até o dia 15, um canal de umidade gerado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul pode provocar chuvas expressivas
O calor intenso da primavera deu lugar a uma diminuição da temperatura com a chegada do verão, graças aos altos índices de chuva e umidade elevada do ar nas últimas duas semanas.
Segundo o Inmet, a primeira quinzena de janeiro será marcada por umidade e chuvas em grande parte do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. Fenômenos como Zona de Convergência Intertropical, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e possível Zona de Convergência do Atlântico Sul contribuirão para pancadas de chuva, com alerta para chuvas intensas em Minas Gerais e Espírito Santo.
A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, destaca que as chuvas típicas do verão, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, contribuem para amenizar as temperaturas, sendo um padrão característico desta estação.
Até o dia 15, um canal de umidade gerado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul pode provocar chuvas expressivas nas regiões Norte da Região Sudeste, centro-sul da Bahia, Maranhão e Piauí, com acumulados entre 150 e 250 milímetros.
Na Região Sul, as mudanças de temperatura são influenciadas por fortes chuvas, principalmente no Leste de Santa Catarina, devido à interação da umidade vinda do mar com o relevo da Serra do Mar, resultando em chuva orográfica. As informações são do O Globo.