Jabuticaba é aliada contra a obesidade? Veja estudo da USP

Jabuticaba é aliada contra a obesidade? Veja estudo da USP

Pesquisa indica que compostos fenólicos da fruta podem prevenir ganho de peso e melhorar saúde

Segundo um estudo da USP, os compostos fenólicos, especialmente os elagitaninos presentes nas sementes, possuem ação anti-inflamatória e podem evitar o ganho de peso.

Em um experimento com ratos, os grupos foram divididos para receber diferentes suplementos. Aqueles que consumiram todos os compostos da jabuticaba, incluindo os elagitaninos das sementes, enquanto mantinham uma dieta rica em gorduras e açúcares, apresentaram saúde semelhante aos ratos magros que consumiram uma dieta balanceada.

Os resultados do estudo confirmam o papel crucial dos elagitaninos na prevenção da obesidade. A pesquisadora Gabriela Cunha, responsável pelo estudo, destacou que os ratos que não receberam os elagitaninos e consumiram dietas gordurosas apresentaram quadro de saúde tão prejudicado quanto aqueles que apenas se alimentaram mal, sem suplementação.

Esses compostos fenólicos encontrados na jabuticaba também estão presentes em outras fontes, como chá verde, chá preto, cacau e vinho.

O estudo da USP foi conduzido com 60 camundongos submetidos a uma dieta rica em gorduras e açúcares durante oito semanas.

As informações são do Metrópoles.