Morango emagrece? Veja 4 benefícios dessa fruta

Morango emagrece? Veja 4 benefícios dessa fruta

Com mais de 90% de água em sua composição, o morango é uma opção de baixa caloria

O morango, fruto típico de climas temperados, é versátil em sua utilização, sendo um ingrediente comum em sucos, sorvetes, doces e saladas. Ele faz parte do grupo das frutas vermelhas, junto com amoras, framboesas e cranberries, sendo rico em antocianinas, antioxidantes que conferem sua cor avermelhada ou arroxeada.

Embora seja mais desafiador cultivá-lo em regiões de clima quente como o Brasil, seu consumo traz diversos benefícios devido às suas propriedades nutritivas, incluindo cálcio, fibras, vitamina C, potássio, zinco e vitaminas B2 e B6. Com mais de 90% de sua composição composta por água, o morango é uma opção de baixa caloria, com apenas 30 calorias em uma porção de 100 g.

4 benefícios do morango:

Aumento da imunidade: Rico em vitaminas como vitamina C, vitamina E e betacarotenos, o morango fortalece o sistema imunológico, facilitando a cicatrização de feridas e auxiliando na absorção de ferro.

Prevenção de doenças cardiovasculares: Graças aos seus flavonoides, o morango reduz o colesterol ruim e a Proteína C-Reativa, indicando menor risco de problemas cardiovasculares, como placas de gordura nas artérias.

Ação anti-inflamatória: Os flavonoides presentes no morango têm propriedades anti-inflamatórias, o que pode reduzir dores e inflamações, como aquelas associadas à artrite degenerativa do joelho.

Controle da glicemia: Com baixo índice glicêmico, o morango é seguro para pessoas com diabetes quando consumido sem açúcar. Estudos sugerem que seu consumo pode reduzir os níveis de glicose no sangue, graças aos polifenóis e antocianinas presentes na fruta. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.