O cacau combate os radicais livres? Veja os benefícios para a saúde

O cacau combate os radicais livres? Veja os benefícios para a saúde

Estudos têm explorado os possíveis benefícios à saúde associados ao consumo de cacau

O cacau, um alimento popular derivado das sementes secas do cacaueiro, é amplamente utilizado na produção de chocolates, bebidas e sobremesas, entre outros produtos alimentícios, conforme relata a Organização Internacional do Cacau e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Estudos têm explorado os possíveis benefícios à saúde associados ao consumo de cacau, reconhecendo sua riqueza em nutrientes, como a fibra, que auxilia na regulação do trânsito intestinal, além de proteger o sistema imunológico e combater os radicais livres, graças aos antioxidantes presentes.

Pesquisas também indicam que o cacau pode ter um efeito positivo sobre as doenças cardiovasculares, com estudos demonstrando uma redução significativa na mortalidade por DCV em adultos mais velhos que consomem extrato de cacau.

Além de ser uma fonte de vitaminas A e B, o cacau contém minerais essenciais como cálcio, ferro, magnésio e potássio, podendo contribuir para a regulação do metabolismo e melhorar a hidratação da pele, de acordo com a FAO.

Adicionalmente, o cacau é associado a melhorias no humor e redução dos sintomas depressivos, conforme indicam estudos recentes, sugerindo que o consumo de produtos ricos em cacau pode promover sensações de prazer e bem-estar em curto prazo. As informações são do National Geographic.