Pode trocar o papel higiênico por folhas de plantas? Veja opinião de especialistas

Pode trocar o papel higiênico por folhas de plantas? Veja opinião de especialistas

Especialistas alertam para os perigos de usar folhas para higiene íntima

A ideia de usar folhas no lugar do papel higiênico pode parecer sustentável e natural, mas especialistas alertam para os diversos riscos que essa prática pode trazer à saúde.

Por que usar folhas é perigoso?

Primeiramente, as folhas podem causar machucados, irritação, coceira, inchaço e até reações alérgicas graves. A pele da região é delicada e pode facilmente ser irritada por substâncias presentes nas folhas. Além disso, o uso de folhas pode expor a pessoa a bactérias, fungos, parasitas e outros germes que podem causar infecções.

Outro ponto importante é que muitas plantas contêm toxinas que, quando entram em contato com a pele, podem causar sérios problemas de saúde. A coleta de folhas em áreas públicas também apresenta riscos ambientais, pois essas folhas podem estar contaminadas por poluentes, pesticidas ou outros produtos químicos nocivos.

Existem alternativas seguras?

Sim, há alternativas mais seguras e eficazes para a higiene após usar o banheiro. A melhor forma é usar água corrente e sabão neutro, que são eficientes na limpeza e seguros para a pele. Lenços umedecidos específicos para a região íntima podem ser usados em situações emergenciais, mas não devem substituir o papel higiênico no dia a dia.

Optar por essas alternativas pode ajudar a evitar os riscos associados ao uso de folhas e garantir uma higiene adequada e segura. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.