Por que os casos de miopia estão aumentando?

Por que os casos de miopia estão aumentando?

Distúrbio vem aparecendo cada vez mais cedo em crianças e pode progredir rápido

Desde 2020, a população mundial anda tendo um aumento nos diagnósticos de miopia, onde as projeções dizem que em 2050, até 50% da população global será míope e 10%, altos míopes. 

Sendo associada a doenças oculares graves como o glaucoma, essa doença começou a ter um aumento especificamente pelo uso descontrolado de smartphones, televisões e tablets.

Em uma entrevista para a Agência Brasil, o diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Ian Curi, diz que os casos chamados de miopia precoce podem aparecer em crianças com menos de 5 anos.

“Além da genética, fatores comportamentais e ambientais podem levar a esse aumento. O número de horas e a utilização da visão de perto, principalmente por meio de celulares e tablets e demais aparelhos eletrônicos portáteis, realmente estão associados ao desenvolvimento de miopia precoce e também à progressão do grau daqueles pacientes que já têm o diagnóstico”, completou Curi. 

Como o grau de miopia progride entre os 19 e os 20 ou 21 anos de idade, quanto mais cedo ela começa, maior será o seu grau final – as chances de atingir graus acima de 5, são altas. Segundo o diretor, é importante realizar exames rotineiros nas crianças, especialmente nas que ficam muito tempo isoladas em espaços com pouca iluminação, pois elas são mais propensas a desenvolver a doença. 

Para evitar que os graus de miopia comecem a aparecer, é importante priorizar o uso de telas maiores, já que instintivamente colocamos elas mais afastadas do nosso rosto e tomar cuidado com leituras realizadas com baixa luminosidade, pois pode aumentar a progressão do quadro.

A  Sociedade Brasileira de Oftalmologia indica que as crianças passem pelos primeiros exames entre os 6 meses e o primeiro ano de vida, pois nessa fase fica mais fácil de detectar.