Qual é o alimento que pode revigorar o cérebro? Especialista responde

Qual é o alimento que pode revigorar o cérebro? Especialista responde

Este alimento é rico em ômega 3; descubra qual é

Diversos alimentos são reconhecidos por seus benefícios à saúde cerebral, mas um deles se destaca, de acordo com o especialista em alimentação e autor best-seller Eric Berg em um de seus vídeos no YouTube, onde ele aponta o salmão selvagem como a melhor escolha para a saúde do cérebro. As informações são do jornal O Globo

O especialista explicou que o salmão selvagem é a opção número 1 devido à sua riqueza em ômega 3, um grupo de ácidos graxos poli-insaturados essenciais para o funcionamento do corpo humano.

Esse ômega 3, presente em três formas principais, é fundamental porque o corpo humano não consegue produzi-lo sozinho. O ácido alfa-linolênico (ALA), encontrado em alimentos como óleos vegetais, nozes e sementes, pode ser convertido pelo corpo em ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenoico (DHA).

No entanto, o processo de conversão muitas vezes não é suficiente, tornando a ingestão direta dessas formas de ômega 3, que estão presentes em peixes de água fria, altamente recomendada.

O salmão selvagem, proveniente do Atlântico Norte e do Pacífico, obtém sua coloração rosa de uma dieta rica em moluscos e crustáceos, o que lhe confere a astaxantina, um antioxidante benéfico para a proteção dos neurônios. 

Por outro lado, o salmão de cativeiro é naturalmente cinza e adquire a coloração rosa por meio de corantes à base de carotenoides, que não oferecem os mesmos benefícios à saúde.

A concentração de ômega 3 varia em ambos os tipos de salmão, dependendo da ração utilizada no cativeiro, e estudos apresentam resultados divergentes sobre a quantidade de ácidos graxos em cada um deles. 

Portanto, o salmão selvagem é preferido devido aos seus benefícios nutricionais e à presença natural de astaxantina.