Quantas calorias tem a banana? Especialistas explicam

Quantas calorias tem a banana? Especialistas explicam

Além de ser uma opção versátil na culinária, a banana combina bem com uma variedade de pratos

A banana, conhecida por seu sabor doce e presença frequente nas mesas brasileiras, é considerada mais calórica do que muitas outras frutas, variando entre 92 kcal (nanica) e 128 kcal (da terra) a cada 100 gramas.

Segundo o nutricionista Omar de Faria, de Brasília, a banana é uma fonte rica de carboidratos, especialmente frutose, o que a torna ideal para fornecer energia, sendo considerada um pré-treino fantástico.

De fato, a banana é um carboidrato de alto índice glicêmico, o que facilita sua absorção pelo corpo e aumenta a rapidez com que os nutrientes chegam aos músculos, conforme destaca o endocrinologista Felipe Henning Gaia Duarte, presidente da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Para quem está atento às calorias, Faria sugere o consumo moderado, com uma banana por dia, enquanto para atletas e praticantes de exercícios, a fruta pode ser consumida em maior quantidade e incorporada em diversos preparos.

Além de ser uma opção versátil na culinária, a banana combina bem com uma variedade de pratos, desde sobremesas até acompanhamentos como arroz e feijão, dependendo das preferências pessoais.

Faria recomenda sua combinação com chocolate 80% cacau, canela e suplementos de proteína, potencializando os benefícios energéticos para atividades físicas. As informações são do Metrópoles.