Sal ajuda? O que fazer quando a pressão cai?

Sal ajuda? O que fazer quando a pressão cai?

Comer sal pode ajudar a elevar a pressão, embora o efeito não seja imediato

A hipotensão, ou queda da pressão arterial, pode causar tontura, fraqueza e até desmaios, especialmente nos dias quentes, quando os vasos sanguíneos se dilatam para regular a temperatura corporal, dificultando a circulação.

Comer sal pode ajudar a elevar a pressão, embora o efeito não seja imediato, enquanto a água fria na nuca e nos pulsos pode causar pequena melhora, mas a hidratação é essencial.

Episódios frequentes de desmaio, associados a outros sintomas como taquicardia, confusão mental ou histórico de morte súbita na família, indicam a necessidade de procurar orientação médica, já que a hipotensão pode estar relacionada a problemas cardíacos. Além do calor, atividade física com roupas inadequadas, excesso de álcool e jejum prolongado podem agravar a queda da pressão.

A síncope, ou sensação de desmaio, é comum na hipotensão. Passar água fria na nuca e nos pulsos pode ajudar, mas a posição deitar com as pernas elevadas é mais eficaz para acelerar o retorno do sangue ao coração.

Geralmente, a hipotensão não é grave, mas se for frequente, é importante investigar suas causas. A prevenção envolve manter uma dieta equilibrada, usar roupas leves, se hidratar, praticar exercícios regularmente e evitar ambientes lotados em dias quentes. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.