Mude seus hábitos e controle a pressão alta

Mude seus hábitos e controle a pressão alta

Alimentação saudável e exercícios são fundamentais para o controle da pressão alta; veja outras dicas para se manter saudável

Embora não tenha cura, a hipertensão arterial ou pressão alta pode ser controlada. A doença, caracterizada pelo aumento crônico da pressão arterial, é comum e silenciosa. Muitas vezes sem apresentar sintomas, na maioria dos casos ela só é identificada com a leitura da pressão arterial.

Segundo o cardiologista Leandro Santini Echenique, a prevenção da pressão alta é fundamental. “Isso se faz necessário, uma vez que os níveis elevados causam aumento do risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, entre outros”, explica.

O recomendado é que cada pessoa faça a medição de sua pressão arterial uma vez por ano. “Já em casos de pacientes que já apresentam diagnóstico de hipertensão arterial, o médico orientará a periodicidade das medidas de pressão arterial de acordo com os dados da história clínica e do exame físico”, afirma o médico.

Para prevenir e controlar a pressão alta, é fundamental manter hábitos saudáveis. O site do Hospital Albert Einstein listou algumas dicas de atitudes simples do dia a dia podem ajudar. Confira:

Pratique exercícios

Exercício

O risco de pessoas sedentárias apresentarem pressão alta pode variar de 20 a 50%. Por isso, praticar exercícios é fundamental. Eles ajudam a controlar a pressão arterial e reduzir o peso corporal, o que é importante porque o excesso de peso é outro fator que contribui para a hipertensão. Nesse caso, as atividades aeróbicas são as mais indicadas.

A recomendação é começar devagar, dedicando de 30 a 45 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana. A musculação também é um ótimo agente preventivo da hipertensão arterial, pois contribui para melhora da circulação periférica e da saúde cardiovascular.​

Reduzir o consumo de sal

O impacto do consumo excessivo de sal na pressão arterial não é novidade. Porém, é necessário estar atento não só à adição de sal nas preparações de alimentos. Também é importante evite produtos em conserva, embutidos, salgadinhos, biscoitos recheados, alimentos processados, refrigerantes, queijos amarelos e temperos prontos.

O ideal é procurar não adicionar mais sal ao prato e buscar sempre substituir por temperos naturais. Além disso, deve-se manter uma alimentação saudável, composta por frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras.

Cuidado com a gordura na cintura

O acúmulo de gordura na região abdominal tem ligação direta com a hipertensão, infarto e diabetes. Conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde, a medida limite para os homens é 94 cm, enquanto para as mulheres é até 80 cm. Para isso, não tem mistério: é a combinação de uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas.

Reduzir a ingestão de álcool

O consumo de bebidas alcoólicas pode ser danoso à saúde, e deve ter o consumo reduzido ou eliminado.

Não fumar

A nicotina é um dos elementos responsáveis pela pressão alta, além de todos os outros malefícios da substância.

Elimine o estresse

Homem estressado

O estresse excessivo é um dos responsáveis por desencadear diversas doenças, dentre elas a hipertensão. Respeite seus limites, durma bem, descanse, pratique atividades físicas e reserve um tempo para o lazer. Lembre-se sempre de que a sua saúde emocional está diretamente ligada à sua saúde física!

Vitamina D

Sintetizada principalmente pela exposição à luz solar, a vitamina D ajuda no equilíbrio circulatório. Quando deficiente, pode ocasionar não só o aumento na pressão, como também tontura e transpiração em excesso.

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