Transplante de Faustão durou apenas 2h30; saiba como é feita a cirurgia
Apresentador completa um mês com o novo coração
Faustão, de 73 anos, completou na última quarta-feira (27) um mês com o novo coração. O transplante foi realizado no dia 27 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
A cirurgia ocorreu após um quadro de insuficiência cardíaca. Apesar do agravamento da condição do apresentador, o que também chamou a atenção do público foi o tempo de duração da cirurgia. Segundo o boletim médico divulgado naquele dia, o procedimento durou cerca de 2h30 e foi “realizado com sucesso”.
Ao Splash, do UOL, o médico do apresentador, o cardiologista Fernando Bacal, explicou que o tempo da operação é mais comum do que as pessoas imaginam.
O tempo divulgado pelo hospital considera apenas o período que a equipe médica levou para realizar a ligação entre as artérias e os tecidos.
“É muito mais o tempo do implante, propriamente dito, que são as anastomoses [ligação entre artérias], que a gente fala onde faz as suturas [conjunto de manobras realizadas para unir tecidos] do coração novo”, contou o médico.
Já o processo todo pode demorar cerca de seis horas. “Tem todo o processo de abertura, de fechamento, o osso para você poder operar o coração, você tem que serrar o osso, que é o osso externo, depois fazer os fechamentos com os grampos, os fios metálicos…”, explica.
Além disso, Bacal informou que o tempo de isquemia fria, período em que o órgão pode ficar sem circulação sanguínea, é decisivo para o transplante de coração e o tempo do órgão fora do corpo não pode passar de quatro a cinco horas. Nesta matéria, você vê mais como funciona o transplante de órgãos no Brasil.