Quem era o doador do coração que salvou Faustão?

Quem era o doador do coração que salvou Faustão?

Veja também como funciona o processo de doação de órgãos no Brasil

O apresentador Faustão passou recentemente por um transplante de coração. O órgão que salvou a vida do apresentador pertencia ao jogador de futebol de várzea Fábio Cordeiro da Silva, de 35 anos, segundo o jornal O Globo.

O homem morreu no dia 28 de agosto, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), enquanto trabalhava como pedreiro em um apartamento em Santos, no litoral de São Paulo.

Fábio era atleta do Avenida Futebol Clube e foi homenageado pelo time após a morte. “É com muito pesar que hoje nos despedimos deste grande atleta, que abrilhantou o futebol de várzea vestindo diversos mantos e que deixará eterna saudade”, diz trecho da publicação.

“Somos gratos por cada momento em que vestiu a camisa vermelha e branca. Será sempre parte da Família Avenida Futebol Clube e lembrado com eterno carinho e gratidão”, completa.

Faustão estava internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise, na espera por um transplante. O apresentador recebeu o novo coração no último dia 27 de agosto.

Apesar da grande fila pela espera de um novo órgão, o Brasil tem o maior programa público de transplante do mundo, que é garantido unicamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O Ministério da Saúde é o responsável pelo SNT (Sistema Nacional de Transplantes), que por meio da CGSNT (Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes) realiza o processo de doação de órgãos. Saiba mais sobre o sistema de doações de órgãos no Brasil nesta matéria.