Viúva de doador de Faustão revela motivo de ter doado órgãos do marido

Viúva de doador de Faustão revela motivo de ter doado órgãos do marido

O apresentador Fausto Silva passou por cirurgia de transplante de coração no dia 27 de agosto

O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, passou por um transplante e recebeu um novo coração na última semana após ficar na fila de espera por um novo órgão. A cirurgia de transplante, considerada bem-sucedida, ocorreu graças a esposa de Fábio Cordeiro da Silva, que resolveu doar o coração do marido após ele sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ao Domingo Espetacular, da Record TV, a mulher contou o motivo de ter autorizado a doação. Segundo Jaqueline Boneti, ela autorizou que os órgãos do marido fossem doados porque é mãe e imaginou outra mãe recebendo a notícia de que o filho seria salvo.

“Eu sou mãe e eu imaginei uma mãe rindo, mesmo comigo chorando”, disse emocionada. No dia seguinte uma grande equipe médica se reuniu, por cerca de 5 horas, para a retirada dos órgãos de Fábio.

Faustão recebeu o coração do doador no domingo (27). O veterano ocupava o segundo lugar na fila de espera, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

Como funciona a doação de órgãos no Brasil?

O Ministério da Saúde é o responsável pelo SNT (Sistema Nacional de Transplantes), que por meio da CGSNT (Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes) realiza o processo de doação de órgãos. Atualmente, o Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, células e tecidos do mundo, que é garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Nesta matéria, você entende melhor sobre o procedimento no Brasil.