Número de doações de órgãos aumenta 10% em 2023; veja possível motivo
Na semana entre os dias 20 e 26 de agosto, o registro foi de 28 novos transplantes
A Central de Transplantes, da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, divulgou nesta sexta-feira (01) dados sobre o número de doações de órgãos. Segundo o comunicado, foram quase 700 doadores – um aumento de 10%, comparando com o mesmo período em 2021, que teve somente 631 doadores.
A secretaria acredita que o motivo para esse aumento nas doações de órgãos estaria ligado à alta popularização desse tema, especialmente na mídia, como foi o caso do apresentador Fausto Silva. Faustão esteve internado por insuficiência cardíaca e recebeu um novo coração no dia 27 do mês de agosto.
Somente no primeiro semestre deste ano, o número de procedimentos de doação de órgãos foi superior aos cinco anos anteriores. De acordo com a Agência Brasil, foram registrados, entre os dias 20 e 26 de agosto, 28 novos doadores de coração – um aumento de quase 90%, comparado aos 15 doadores no mesmo período do ano passado.
Se somarmos os transplantes de fígado, pulmão, pâncreas, rins e córneas, foram realizados, no primeiro semestre de 2023, um total de 5.077 procedimentos no estado de São Paulo, um aumento de 10.5% comparado ao ano passado.
A Central de Transplantes paulista diz que é importante que as famílias se conscientizem e conversem sobre o desejo de ser um doador de órgãos, já que, no caso de falecimento, ele só será feito com a permissão dos familiares.