Você conhece a flor-da-fortuna? Entenda simbologia e como cultivar
Descubra os segredos para cuidar da flor-da-fortuna, uma planta associada à sorte e prosperidade
A flor-da-fortuna, também conhecida como Kolanche, é originária do sul da África e ao longo dos anos foi associada a trazer sorte e riqueza, embora suas origens exatas como símbolo de boa fortuna sejam incertas.
Esta planta, com suas folhas delicadas e caules grossos, se assemelham a pequenas moedas, é popularmente cultivada por sua beleza e fácil manutenção em projetos de paisagismo, além de sua associação com o Feng Shui, técnica chinesa de energização de ambientes.
Por ser parente dos cactos e originária de regiões desérticas, a flor-da-fortuna requer pouca água para sobreviver, sendo ideal regá-la apenas quando o solo estiver completamente seco, especialmente durante períodos mais quentes. Além disso, a planta necessita de boa luminosidade, preferencialmente evitando exposição direta ao sol.
Os cuidados com a flor-da-fortuna se assemelham aos de suculentas, requerendo solo bem drenado e evitando o encharcamento.
Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, e em casos de flores murchas, a poda e exposição ao ar livre podem auxiliar na recuperação e reflorescimento da planta. As informações são da Casa Cor.