Você sabe como são feitos os produtos zero lactose?

Você sabe como são feitos os produtos zero lactose?

Saiba como são produzidos os produtos “zero lactose” ou com baixo teor de lactose, destinados a pessoas com intolerância a esse açúcar

Existem no mercado diversos produtos zero lactose. Ou seja, produtos que não contém esse açúcar do leite – ou têm uma quantidade muito pequena. Eles são destinados a pessoas que têm dificuldade em digerir a lactose, portanto, que são intolerantes à lactose. Mas você sabe como são feitos os produtos zero lactose? Para que haja a deslactosação, eles passam por um processo especial. 

Esse processo é a quebra industrial da lactose, uma espécie de digestão externa da lactose. Devido a essa deslactosação, o leite com a lactose pré-digerida terá um gosto ligeiramente mais doce. Isto é causado pelo poder adoçante mais elevado da glicose e da galactose em comparação com a lactose.

Lactose é “digerida” externamente

O processo industrial de deslactosação se resume a deixar o leite em repouso para sofrer ação da enzima lactase – que é adicionada junto ao leite no início desse processo – , por um período de três a quatro horas, em temperatura ambiente. Assim, a lactase quebra a lactose em dois componentes: glicose e galactose. 

Nesse caso, a enzima lactase é obtida industrialmente a partir de uma levedura (Tórula Cremoris) e seu emprego é preconizado nas indústrias de laticínios. 

A glicose, por ser mais doce que a lactose, altera o sabor do leite. Dessa forma, o produto fica com um gosto mais adocicado, porém não há adição de açúcar (sacarose). 

produtos zero lactose
O leite sem ou com baixo teor de lactose não tem nenhuma perda de nutriente. Ele apresenta o mesmo valor calórico, fornecimento de nutrientes, aminoácidos e vitaminas essenciais. Contudo, por se tratar de um processo de produção mais caro, o preço final do produto costuma ser mais alto.

A concentração de lactose no leite in natura é de aproximadamente 6% e, nesse processo industrial de deslactosação, a lactose não é retirada do leite, e sim quebrada, fazendo o processo que o organismo de algumas pessoas não consegue fazer.

Agora que você já sabe como são feitos os produtos zero lactose, confira o teste feito pela PROTESTE que avaliou os produtos sem lactose disponíveis no mercado.