Transmissão da catapora: mitos e verdades

Transmissão da catapora: mitos e verdades

Cercada de conhecimentos populares, descubra o que é seguro na hora de cuidar dessa doença

Há muitas ideias sobre a doença que já fazem parte da crendice popular, a catapora. Confira a seguir as informações corretas sobre sintomas e tratamento.

O vírus da catapora pode dar pneumonia?

Verdade. Além da pneumonia viral, pode causar também infecção generalizada, quando o paciente machuca a pele ao coçar e assim cria uma porta aberta para as bactérias.

A doença deixa marcas que não desaparecem?

Verdade. Se o paciente coçar as lesões ou ficar exposto ao sol, elas podem se transformar em marcas permanentes. A dica é manter as unhas curtas e limpas.

É na fase das feridas “secas” que o vírus é mais transmitido?

Mito. A fase de contágio se dá um a dois dias antes do aparecimento das erupções até o momento em que as bolhas se rompem. Quando todas as feridas ganham uma crosta, já não há mais risco de transmissão.

É perigoso gestantes contraírem catapora?

Verdade. O vírus altamente contagioso e há riscos para a gestante, principalmente no início e durante as últimas semanas de gravidez. Caso a mãe contraia a doença durante a gestação, o bebê tem chances de nascer com má-formação.

A catapora não é uma doença grave?

Mito. A doença, em geral, evolui bem, mas, atenção: crianças com menos de um ano, gestantes e adolescentes e adultos com baixa imunidade correm mais riscos ao contraírem a doença.

A catapora congênita é contagiosa?

Mito. A criança nascida com má-formação por catapora adquirida pela mãe no início da gestação não dissemina o vírus.

Quando a doença é transmitida de um familiar para outro, os sintomas tendem a ser mais graves?

Verdade. Quando o contágio se dá entre pessoas que vivem no mesmo ambiente (irmãos, por exemplo), a carga viral transmitida acaba sendo maior do que quando a criança pega a doença na escola, que é um ambiente aberto. Por isso, os sintomas da catapora acabam por ser mais intensos.

 O vírus da catapora pode dar meningite?

Verdade. Essa é outra complicação grave do vírus da catapora. É incomum, mas quando ocorre é extremamente grave e pode levar o paciente a óbito.

Quando uma criança está com catapora é bom deixar junto com as outras para que todas peguem logo a doença?

Mito. Antigamente era hábito fazer a “festa da catapora” para as crianças ficarem juntas num mesmo ambiente. Hoje existem a vacina tetra viral e medicamentos, não há necessidade disso.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!