Aquecer comida em pote plástico no micro-ondas pode fazer mal à saúde?
Saiba quais os tipos de embalagens que podem ir no micro-ondas
Estudo publicado em 21 de junho no periódico Environmental Science & Techonology, analisou a segurança de esquentar alimentos em potes de plástico no micro-ondas.
O que muitos não sabem é que esquentar certos potes de plástico no micro-ondas pode liberar até 4,22 milhões de partículas de microplásticos e 2,11 bilhões de partículas nanoplásticas a cada centímetro quadrado da área plástica em apenas três minutos de uso. O portal Viva Bem do UOL, diz que além do plástico, substâncias como o bisfenol A, ou BPA também são liberadas durante o uso.
De acordo com o estudo, os plásticos 3, 6 e 7 podem ter substâncias como ftalatos e bisfenol A que, quando aquecidas, podem ir para a comida. Rótulos com os dizeres ‘livre de BPA’ ou ‘sem ftalatos’ são as melhores opções na hora de comprar produtos de plástico que possivelmente irão para o micro-ondas.
O professor do curso de engenharia de alimentos da PUC-PR, Álvaro do Amarante, dá um conselho importante na hora de escolher qual recipiente levar ao micro-ondas.
“Como o BPA tem sido repertoriado pela bibliografia médico-farmacêutica como causador de muitos males à saúde, o mais recomendado para a pessoa leiga é evitar plásticos na conservação ou no aquecimento de alimentos”, aconselha. É possível também que os plásticos contenham outros elementos químicos que podem se misturar ao alimento.