Anvisa aprova vacina inovadora contra bronquiolite no Brasil
O imunizante, de dose única e aplicação intramuscular, recebeu aprovação para uso em pessoas com mais de 60 anos
A Anvisa aprovou a primeira vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) no Brasil, desenvolvida pela GSK (GlaxoSmithKline) e chamada Arexvy. A vacina, inicialmente aprovada nos EUA pela FDA em maio, destina-se à prevenção de doenças do trato respiratório inferior causadas pelo VSR, sendo a primeira registrada no país para combater o principal agente causador de bronquiolite. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O imunizante, de dose única e aplicação intramuscular, recebeu aprovação para uso em pessoas com mais de 60 anos, mostrando eficácia também na faixa etária de 50 a 59 anos, conforme dados da empresa fabricante.
Utilizando tecnologia de proteína recombinante, a vacina estimula a produção de anticorpos para promover a imunidade.
Além da Arexvy, a Anvisa aprovou, em outubro, o nirsevimabe, um tratamento contra o VSR, para proteção de bebês de até dois anos de idade contra a doença respiratória. Outros recursos incluem o anticorpo monoclonal palivizumabe, também utilizado na prevenção de hospitalizações por VSR em bebês, e um imunizante aplicado em gestantes para reduzir o risco de bronquiolite em recém-nascidos.
A Pfizer apresentou um pedido de registro à Anvisa em agosto para sua vacina destinada a gestantes, visando proteger bebês contra bronquiolite. No entanto, o pedido ainda está em análise pela agência reguladora brasileira.