Cabelo de criança bem penteado e sem alergia
Entenda as características da pele dos pequenos – incluindo o couro cabeludo – e como prevenir o aparecimento de dermatite ao usar cosméticos.
Quem tem criança em casa sabe: na hora de desembaraçar os cabelos após o banho, o “estica e puxa” dos fios pode ser motivo de muito desconforto para ela. Para ajudar nessa tarefa, as mamães costumam usar creme para pentear infantil, que é aplicado no cabelo da criança ainda molhado e não precisa de enxague.
A Revista PROTESTE, na edição n.º 239 (out./23), publicou um teste com 12 produtos infantis com essa finalidade, para avaliar se são seguros para os pequenos, já que os cosméticos sem enxágue, como o creme para pentear infantil, aparecem como uma causa muito frequente de alergia nas crianças.
Isso acontece porque a pele da criança caracteriza-se por ser sensível e frágil. A sua superfície possui pH neutro, o que diminui significativamente a defesa contra a excessiva proliferação microbiana. O seu conteúdo lipídico é menor devido à baixa atividade das glândulas sebáceas, mas apresenta um elevado teor em água.
“É uma pele macia, com epiderme e derme mais finas do que a dos adultos. E as estruturas que constituem a pele ainda são imaturas, tornando mais fácil a passagem de materiais externos potencialmente prejudiciais”, explica Adrielle Rodrigues, especialista PROTESTE.
Cosméticos podem causar dermatite de contato
Por conta da pele mais sensível, crianças são alvos mais fáceis das dermatites de contato ocasionadas por cosméticos. “Dermatite é uma reação inflamatória da pele, que provoca lesões, em geral, que coçam muito. Pode ser de maior ou menor intensidade de acordo com a agressividade do agente causador e a susceptibilidade individual”, esclarece Adrielle. É um problema dermatológico frequente e crescente, com prevalência estimada entre 10% e 15% das crianças – e aproximadamente 60% dos casos são de causa alérgica.
Produtos de higiene e hidratação cutânea são os responsáveis pela maioria das alergias, seguidos por cosméticos para as unhas e capilares. As fragrâncias existentes nesses itens aparecem como os principais culpados, além dos conservantes. “Porém, todos os componentes, incluindo os ingredientes naturais, devem ser considerados como potenciais sensibilizantes. E vale destacar que os produtos sem enxágue causam mais alergias a fragrâncias do que os com enxágue”, alerta a especialista PROTESTE.
Como prevenir
Mas há chances de evitar a dermatite ao se usar cremes para pentear? Bruno Acatauassu Paes Barreto, coordenador do Departamento Científico de Alergia na Infância e Adolescência da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), responde: “Quanto maior o contato com a pele, ou seja, com o couro cabeludo, maior a chance de reação. Por isso, se for possível a aplicação apenas nos fios, poupando o couro cabeludo, seria melhor. Mas isso não impede totalmente a possibilidade de alergia”.
A especialista PROTESTE, por sua vez, completa com os cuidados gerais com os cabelos das crianças, para afastar os riscos: “É importante a limpeza com xampu infantil, e não com o que os pais usam. Caso seja necessário o condicionador, ele deve ser aplicado por um adulto ou sob supervisão dele, a depender da idade do filho, evitando o excesso. Em caso de contato com os olhos, os produtos devem ser retirados imediatamente, lavando com água em abundância. Em crianças alérgicas, esses cuidados devem ser ainda maiores”.
Cuidados com o uso
- Verifique a faixa etária para a utilização do produto.
- Atenção a lista de ingredientes, especialmente em caso de histórico de alergias a cosméticos.
- Lave as mãos antes e após manipular o cosmético para evitar contaminação do produto e contato com os olhos e outras regiões sensíveis.
- Utilize apenas durante o prazo de validade.
- Não use uma quantidade exagerada de produto e só aplique no comprimento e nas pontas dos cabelos (jamais diretamente no couro cabeludo).
- Siga as instruções do fabricante.
- Não misture restos de embalagens antigas com os cosméticos recém-abertos, para evitar alterações na fórmula e contaminação.
- Não utilize se notar alterações de cor, textura ou odor no produto.
- Suspenda imediatamente o uso em caso de irritação. Procure orientação medica.
Saiba mais com os conteúdos da PROTESTE
Enfim, gostou do conteúdo? Continue no MinhaSaúde para acompanhar mais artigos sobre saúde e bem-estar. Constantemente publicamos informações e, por isso, convidamos você para conhecer também as novidades sobre direitos do consumidor e tecnologia nos blogs SeuDireito e ConectaJá.
Conheça também nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. Em nossos testes são realizadas análises por nossos especialistas a partir de critérios importantes para o consumidor.