Cebolinha regula a pressão arterial? Descubra os benefícios da planta
A planta de fácil cultivo é rica em fibras e substâncias antioxidantes
Seja como acompanhamento ou como tempero, a cebolinha faz sucesso na culinária brasileira por dar um sabor a mais nas receitas. Entretanto, você sabia que ela também é rica em nutrientes e pode ser um aditivo valioso para o seu menu?
A real é que a Allium schoenoprasum – seu nome científico – não é somente uma planta aromática fácil de cultivar. Ela também oferece uma composição rica em vitaminas, fibras e compostos bioativos com ações anti-inflamatórias, antioxidantes e sacietogênicas.
Além disso, ela também ajuda na regulação da pressão arterial por conter potássio. Isso porque suas propriedades promovem o relaxamento das artérias e facilita a circulação do sangue, além de favorecer a eliminação do excesso de sódio na urina. Confira outros benefícios da cebolinha:
Estimula o emagrecimento
Por ser rica em fibras que aumentam o tempo de digestão no estômago, a cebolinha facilita o emagrecimento. Isso porque a saciedade é prolongada entre as refeições e a ingestão de alimentos diminui.
Prevenção de doenças
Os benefícios não acabam por aí, pois a cebolinha também é rica em antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias. Elas contribuem ativamente para a prevenção de diversos cânceres, de acordo com um estudo da Universidade de Maryland.
Fortalecimento do sistema imunológico
Outro fator interessante sobre a cebolinha é a sua riqueza em vitamina C, flavonoides e betacaroteno. Por conta dessas substâncias, a cebolinha fortifica e melhora as células de defesa do organismo. Isso aumenta o sistema imunológico e combate vírus, bactérias e fungos com maior eficiência.
Prevenção do envelhecimento precoce
Se você deseja evitar o envelhecimento precoce, a cebolinha é a iguaria que você precisa implantar no seu menu. Isso porque ela tem betacaroteno, a vitamina A, a luteína e a zeaxantina, que são nutrientes e carotenoides que previnem ativamente o envelhecimento precoce. Eles protegem a pele contra os danos dos radicais livre e os raios ultravioletas do sol. Com isso, eles evitam o surgimento das rugas e a flacidez da pele.
Prevenção da diabetes
Por ser rica em fibras que diminuem a velocidade de absorção de carboidratos, a cebolinha equilibra os níveis de glicose no sangue e evita a resistência à insulina e, consequentemente, a diabetes. As informações são da TuaSaúde.