Chá de casca de cacau: quais são os benefícios para a saúde?

Chá de casca de cacau: quais são os benefícios para a saúde?

A casca do cacau pode contribuir para o equilíbrio da glicemia e fortalecer o sistema imunológico

O chá de casca de cacau é reconhecido por ser rico em substâncias como catequina, epicatequina e quercetina, polifenóis que demonstram potencial para influenciar as expressões genéticas do corpo humano. Esses compostos polifenóis exibem um efeito modulador nos genes quando consumidos regularmente, destacando-se por seu papel na regulação do funcionamento corporal.

Estudos e pesquisas indicam que a casca de cacau pode oferecer uma série de benefícios à saúde. A geneticista Ivana Beatrice Manica da Cruz sugere que a casca do cacau pode contribuir para o equilíbrio da glicemia, fortalecer o sistema imunológico e oferecer propriedades antioxidantes.

Para preparar o chá de casca de cacau, recomenda-se misturar a casca seca com água na proporção de uma colher de sopa rasa para cada 200ml de água (equivalente a uma xícara de chá).

Caso necessário, pode-se adicionar mais água. O processo de fervura deve durar cerca de 10 minutos, seguido por um período de resfriamento e infusão na geladeira por 12 horas. Esses passos são essenciais para extrair e preservar todos os nutrientes e benefícios contidos na casca.

A infusão adequada permite que os compostos benéficos sejam liberados na bebida, oferecendo uma maneira natural e saudável de promover o bem-estar e a saúde do corpo humano. Integrar o chá de casca de cacau à rotina pode ser uma escolha sábia para aqueles que buscam uma abordagem holística para o cuidado com a saúde. As informações são do Radio Jornal.