Confira os 5 maiores benefícios da escarola para a saúde

Confira os 5 maiores benefícios da escarola para a saúde

O vegetal é rico em vitaminas e minerais essenciais

A escarola, um vegetal de fácil acesso encontrado o ano todo em mercados e feiras, oferece um sabor levemente amargo e uma textura crocante, similar à alface, porém com folhas mais densas. Além de simples de preparar, seja em saladas diárias ou refogada com alho e azeite, a escarola traz diversos benefícios à saúde, sendo rica em vitaminas e minerais essenciais.

Pertencente à família Asteraceae, a escarola, cientificamente conhecida como Cichorium endívia, é frequentemente confundida com a chicória devido ao seu sabor semelhante.

Rica em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro, potássio e fibras solúveis, como a inulina, a escarola é uma aliada valiosa para a saúde, especialmente para o processo de emagrecimento.

Confira abaixo 5 benefícios da escarola

1- Regulação da pressão arterial: Rico em potássio e antioxidantes, auxilia na regulação dos níveis de pressão arterial e protege a saúde do coração.

2- Melhoria do funcionamento intestinal: A presença de inulina, uma fibra solúvel, estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino, promovendo o funcionamento regular e prevenindo problemas como constipação e câncer de cólon.

3- Aumento da imunidade: Com alto teor de vitamina C e outros nutrientes, fortalece o sistema imunológico, reduzindo o risco de gripes e resfriados.

4- Auxílio no emagrecimento: Sendo uma fonte de fibras e com baixo teor calórico, contribui para a perda de peso e promove a saciedade por mais tempo, mesmo em grandes quantidades.

5- Prevenção de defeitos fetais: Rico em ácido fólico, essencial para a formação do DNA e desenvolvimento fetal, ajuda a prevenir problemas de má formação no feto, garantindo a saúde cerebral, vascular e do sistema imune. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.