Dia Mundial do Autismo: veja como identificar os primeiros sinais

Dia Mundial do Autismo: veja como identificar os primeiros sinais

Veja comportamentos e sinais iniciais que podem ser indicativos de TEA

O Transtorno do Espectro Autista se manifesta de várias formas, mas existem comportamentos comuns que podem indicar a necessidade de uma avaliação profissional. A falta de resposta social e comportamentos rígidos são frequentemente os primeiros sinais observados em crianças pequenas. Veja como identificar os primeiros sinais de autismo em crianças ou adultos: 

Impactos na comunicação e interação social

Uma das áreas mais afetadas pelo TEA é a comunicação. Muitas crianças com autismo apresentam dificuldades em manter contato visual, e algumas podem ter atrasos no desenvolvimento da fala ou, em casos mais graves, não falarem. Esses sinais devem ser observados com atenção pelos pais e cuidadores.

Comportamentos repetitivos

Movimentos repetitivos, como balançar o corpo ou as mãos, são frequentemente vistos em pessoas com TEA. Esses comportamentos podem ser uma forma de autorregulação ou uma maneira de expressar emoções de forma não verbal. Eles são um dos sinais mais evidentes do transtorno.

Agressividade e dificuldades de comunicação

Em alguns casos, a agressividade pode se manifestar, especialmente em crianças que não têm os recursos necessários para lidar com situações estressantes. A dificuldade em se comunicar pode levar a frustração e comportamentos agressivos, destacando a importância de um ambiente adaptado e acolhedor para quem está em desenvolvimento.

A importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce de autismo é fundamental para garantir que as crianças recebam o suporte adequado e possam aproveitar as intervenções que possibilitam o seu desenvolvimento. Caso observe sinais de alerta, busque ajuda de um especialista para iniciar a avaliação o quanto antes. As informações são do Metrópoles.

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.