Dores no nervo ciático: causas, tratamento e como aliviar

Dores no nervo ciático: causas, tratamento e como aliviar

Postura irregular e traumas são exemplos de causas das dores no nervo ciático, que podem ser evitadas com alguns cuidados

Existem diversos problemas de saúde que podem surgir a partir de fatores externos e determinados hábitos, como acidentes e até outras doenças. Um desses problemas é a dor no nervo ciático, que pode se desenvolver a partir de uma doença, de uma fratura ou até mesmo de uma postura irregular.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial já teve ou terá algum tipo de dor na coluna. O levantamento divulgado em 2021 pela OMS ainda revela que a dor na lombar só é superada pela dor de cabeça dentre as queixas nos consultórios médicos

banner-reclame

Portanto, entender quais são as causas e como é feito o tratamento para as dores no nervo ciático é também uma forma de prevenir inflamações nessa região e tratar esse problema corretamente. Por isso, neste artigo vamos explicar tudo sobre essa dor que é tão comum e que pode ser muito prejudicial para quem a sente. Confira todos os detalhes a seguir!

Nervo ciático: o que é?

O nervo ciático é considerado o maior nervo do corpo humano. Ele tem origem em diversas raízes nervosas presentes no final da coluna lombar, como a L4, L5, S1, S2 e S3, que conferem à região lombar e sacral

Ele tem origem na coluna vertebral, mas se estende até as pernas, passando pela nádega, coxa, joelho e se dividindo em outros dois nervos importantes, o nervo tibial e fibular comum.

A principal função do nervo ciático é controlar alguns músculos das pernas e pés e as articulações dos joelhos, tornozelos e quadril. Portanto, é essencial para a locomoção.

Dica: Dor de cabeça: tipos, causas e como aliviar

Causas das dores no nervo ciático

A dor no nervo ciático por si só não é uma doença, mas sim um problema de saúde. Contudo, ela pode ser desencadeada por diversos fatores, sendo o principal deles o surgimento de uma hérnia de disco, problema que ocorre em um disco cartilaginoso localizado entre as vértebras. 

As dores no ciático também podem surgir por uma pressão no nervo causada pelo músculo piriforme, algo mais comum em corredores e esportistas, que possuem um volume maior do músculo. Além dessas causas, há ainda outras situações que podem desencadear a dor. Veja a seguir quais são elas!

Postura irregular

Uma das principais causas de dores no ciático é a postura irregular, explica o Hospital Albert Einstein. Permanecer muitas horas sentado com uma postura errada é altamente prejudicial para o alinhamento da coluna vertebral. Isso reflete em dores na região lombar que podem irradiar para o glúteo, coxa e membros inferiores. 

A postura irregular provoca o desalinhamento da coluna vertebral e isso traz consequências graves a longo prazo. Por isso, o hábito de se sentar de forma incorreta por muitas horas pode levar à inflamação do nervo ciático, gerando as temidas dores na região. 

Acidente

Outro fator que pode causar dores no nervo ciático é a ocorrência de um acidente ou trauma na região da coluna. Ao sofrer uma lesão em qualquer região da coluna, é possível que ele seja afetado, já que está interligado a outros nervos e toda mudança ou pressão sofrida na região pode trazer prejuízos para outras partes do corpo humano. 

Além disso, se o trauma afetar a região lombar, quadril, coxa ou perna, as chances de prejuízos para o ciático são ainda maiores. 

Doença

Existem algumas doenças que também podem causar dores no nervo ciático. Elas podem gerar a compressão, irritação ou inflamação de certas raízes nervosas, como é o caso da síndrome do músculo piriforme e da hérnia de disco. 

Dica: Atividade física ou exercício físico? Saiba a diferença

Diagnóstico

Considerando que a dor no ciático não se caracteriza como uma doença, o diagnóstico visa identificar a causa do problema por meio de exames e anamnese. 

A primeira análise realizada para identificar a dor no nervo ciático é um exame físico, também chamado de teste de Lasègue. Ele é realizado por médicos especializados, como ortopedista e neurologista, que são capazes de identificar as dores causadas pela compressão do nervo. O método é bem simples, o paciente fica deitado com a perna estendida e observa como a dor se manifesta. 

Por fim, os exames de imagem podem concluir o diagnóstico e dar detalhes para compreender o motivo do paciente estar sentindo a dor no nervo ciático. Nesse caso, o médico pode solicitar uma tomografia ou ressonância magnética da coluna lombar com a finalidade de avaliar a causa das dores na região.

Como diferenciar a dor no nervo ciático?

A dor ciática pode ser sentida de diferentes formas, sendo que as principais sensações descritas pelos pacientes são pontadas e de dor aguda. Além disso, elas também podem ter as seguintes características:

  • dor na lombar que se estende a região sacral e pode chegar até a ponta do pé;
  • formigamento na panturrilha, perna ou pé;
  • dor ao flexionar o joelho, dobrar a coluna, caminhar ou tossir;
  • perda de força na perna;
  • sensação de cansaço ou redução da sensibilidade na perna.

Essas dores podem surgir de repente e aumentar de intensidade de forma progressiva, como também pode aparecer de forma abrupta através de agulhadas muito fortes. E comparada a outros tipos de dores, a principal diferença da dor no ciático é que ela é aguda, intensa e pode irradiar por todo o membro inferior.

Tratamento contra dores no nervo ciático

O tratamento para as dores do ciático varia de acordo com a causa e a gravidade do problema relatado. Há situações que são resolvidas facilmente com repouso e fisioterapia, enquanto outras podem exigir o uso de medicamentos e a realização de cirurgias para corrigir o problema de compressão. 

Em todos os casos, o foco do tratamento é descomprimir as raízes nervosas do nervo ciático para que haja o alívio dessa região e a eliminação da inflamação. Veja a seguir quando é indicado cada uma das principais formas de tratamento.

Guia-do-consumidro

Fisioterapia

A fisioterapia é parte muito importante para o tratamento das dores no ciático. Estima-se que 95% dos casos podem ser tratados de forma conservadora, o que significa não necessitar de intervenção cirúrgica. 

Mas para isso, a recuperação do nervo ciático deve ser feita com acompanhamento fisioterápico para aliviar a compressão e recuperar as funções locomotoras do paciente. 

Na fisioterapia, o paciente trabalha movimentos que promovem a analgesia, alongamento e reforço para o nervo ciático. Além disso, o médico também pode indicar técnicas complementares, como a acupuntura, eletroacupuntura, terapia combinada e a neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS).

Medicamentação

Outra forma de tratamento que pode ser indicada pelo médico é a medicamentação. Ela consiste principalmente em aliviar as dores no nervo ciático e pode servir de tratamento para outras condições que estejam causando esse problema. 

Os medicamentos utilizados para as dores no nervo ciático variam dependendo de cada caso, por isso, apenas um médico pode orientar sobre o método ideal de tratamento para esse problema. 

Cirurgia

A cirurgia é a forma de tratamento utilizada em último caso, ou seja, para situações mais graves que precisam de intervenção cirúrgica. Quando o paciente não apresenta melhora por meio do tratamento clínico que consiste em realizar fisioterapia, medicamentos e eliminar as causas desse problema, então é indicado a cirurgia como forma de tratamento. 

Nesse caso, o método visa eliminar os problemas anatômicos que estejam causando a dor no nervo ciático, como a remoção da hérnia de disco, por exemplo. Atualmente, essas cirurgias podem ser feitas por meio de endoscópio ou microscópio, sendo minimamente invasivas. 

Dica: Saiba o que é a quiropraxia e quais são seus benefícios

Como aliviar as dores do nervo ciático?

Conviver com as dores no nervo ciático é muito difícil, principalmente quando elas se tornam crônicas devido a outras condições de saúde. Por isso, trouxemos algumas dicas de como aliviar esse problema e ter mais qualidade de vida. Confira a seguir:

  • faça alongamentos frequentemente;
  • adote uma postura correta no dia a dia;
  • evite utilizar saltos muito altos e por um longo período;
  • fortaleça os músculos da região lombar, sacral e dos membros inferiores (sempre com orientação profissional);
  • movimente a coluna com cuidado para evitar lesões e traumas;
  • faça exercícios físicos regularmente;
  • evite o sobrepeso para reduzir a pressão no nervo ciático (busque orientação profissional);
  • use cadeiras e colchões adequados em casa;
  • evite carregar pesos de forma sobrecarregada e inadequada.

Com essas dicas simples é possível aliviar as dores já existentes e evitar que elas se intensifiquem. Mas lembre-se, para se livrar desse problema é importante consultar um ortopedista ou neurologista para realizar um diagnóstico e tratar as dores adequadamente. 

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Agora que você já sabe o que é dor no nervo ciático, quais são suas causas e como é feito o tratamento, convidamos você a visitar outros conteúdos do blog MinhaSaúde

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve diversas ações para melhorar as relações no mercado de consumo. Conheça nossos testes comparativos realizados por especialistas da associação, em laboratórios credenciados pelos órgãos fiscalizadores. Os resultados indicam as melhores opções em relação ao custo-benefício.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço pelo canal Reclame. A plataforma envia seu problema diretamente para a empresa em busca de uma solução para você. Os associados PROTESTE têm o acompanhamento de especialistas em defesa do consumidor da associação. O atendimento também pode ser feito pelo 4020-7747

Visite os blogs SeuDireito e ConectaJá para saber as novidades das relações de consumo e tecnologia, respectivamente.