Buscar

MinhaSaúde - Radarproteste

Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Kombucha: benefícios e como preparar

A busca por hábitos mais saudáveis tem levado muitas pessoas a explorarem os alimentos funcionais, e o kombucha, uma bebida fermentada, tem ganhado cada vez mais popularidade entre os adeptos de um estilo de vida saudável. Originário da China, o kombucha é preparado a partir da infusão de chá preto ou verde, açúcares e uma colônia de leveduras e bactérias conhecida como SCOBY.

Os ingredientes básicos para fazer kombucha incluem água mineral, chá verde ou preto, açúcar, SCOBY e uma porção de kombucha pronto. O preparo envolve a infusão do chá, adição de açúcar, resfriamento, inclusão do SCOBY e do kombucha pronto em um recipiente amplo, cobertura com um pano e guardanapo, e fermentação por uma semana.

kombucha

Saiba como preparar sua kombucha (Imagem: Unsplash)

Benefícios do Kombucha

Dentre seus benefícios incluem a redução de inflamações, níveis de colesterol e pressão sanguínea, melhoria da função do fígado, combate a radicais livres e fortalecimento do sistema imunológico. Após a fermentação, a bebida pode conter nutrientes como ácidos orgânicos, fibras, polifenóis, aminoácidos e vitaminas.

Vale citar que apesar dos benefícios, o consumo pode não ser indicado para certos grupos, como diabéticos, pessoas com problemas gastrointestinais ou intolerância à bebida gaseificada, e mulheres grávidas devido ao risco de contaminação e potencial efeito abortivo.

Como preparar

Ingredientes:

Modo de preparo:

Após esse período, verifique se o SCOBY está com aspecto gelatinoso e claro. Em alguns casos, pode apresentar aspecto nebuloso. Experimente o kombucha para avaliar se está pronto, com um sabor ligeiramente ácido, mas ainda adocicado.

Tags