Maçã pode ajudar quem tem asma? Veja 6 benefícios da fruta

Maçã pode ajudar quem tem asma? Veja 6 benefícios da fruta

Descubra os diversos benefícios que as maçãs oferecem, desde o alívio de problemas digestivos até a prevenção de doenças crônicas

As maçãs são conhecidas não apenas por seu sabor refrescante e versatilidade culinária, mas também por seus inúmeros benefícios à saúde. Desde aliviar problemas digestivos até prevenir doenças crônicas, essa fruta popular tem sido amplamente estudada por seus efeitos positivos no organismo.

Rica em fibras, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes essenciais, as maçãs oferecem uma série de vantagens que abrangem desde a saúde gastrointestinal até a proteção contra condições neurodegenerativas. A relação entre o consumo regular de maçãs e a redução do risco de diabetes, asma e até mesmo doenças oculares é evidência do papel significativo que esta fruta desempenha na promoção do bem-estar geral.

6 benefícios das maçãs:

Alívio de problemas de estômago: As fibras das maçãs formam um gel que protege a mucosa gástrica, aliviando sintomas de gastrite e refluxo ácido. O consumo regular neutraliza o ácido estomacal, criando um ambiente alcalino.

Redução do risco de diabetes: Estudos mostram que o consumo diário ou mesmo semanal de maçãs está associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, devido aos polifenóis que protegem as células beta do pâncreas.

Combate à asma: Antioxidantes presentes nas maçãs protegem os pulmões contra danos oxidativos, reduzindo o risco de desenvolver asma. O consumo regular diminui significativamente as chances de contrair a doença.

Fortalecimento do sistema imunológico: As maçãs são ricas em fibras e vitamina C, estimulando o sistema imunológico e protegendo contra gripes e resfriados.

Prevenção de doenças neurodegenerativas: Antioxidantes presentes nas maçãs protegem contra o estresse oxidativo associado ao Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, além de prevenir a degradação das células nervosas produtoras de dopamina, relacionadas ao Parkinson.

Redução do colesterol: A pectina, uma fibra natural encontrada nas maçãs, ajuda a reduzir o colesterol ruim no organismo, conforme evidenciado por estudos clínicos. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.