Borra de café faz bem para a saúde? Pesquisa aponta benefício
Os cientistas enxergam essa descoberta como uma possível porta de entrada para o desenvolvimento de tratamentos mais acessíveis
Um estudo realizado pela Universidade do Texas em El Paso revelou que a borra de café pode ter um papel importante na proteção das células cerebrais contra danos causados por doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. As informações são do Globo Rural.
Publicado na revista Environmental Research, o estudo também destaca a presença significativa de pontos quânticos de carbono à base de ácido cafeico (CACQDs) na borra, indicando um potencial para neutralizar radicais livres, fatores relevantes no desenvolvimento de câncer e condições neurodegenerativas.
Além disso, a pesquisa sugere que, em casos de condições agravadas por comorbidades, como obesidade e idade, o ácido cafeico pode ultrapassar a barreira hematoencefálica, exercendo seus efeitos diretamente sobre as células cerebrais.
Os cientistas enxergam essa descoberta como uma possível porta de entrada para o desenvolvimento de tratamentos mais acessíveis para doenças neurodegenerativas e alguns tipos de câncer. No entanto, é importante notar que os benefícios da borra de café não são alcançados apenas pela ingestão da bebida coada.
O ácido cafeico foi extraído através do cozimento das amostras a 200°C por quatro horas, um processo considerado econômico e sustentável. O próximo passo seria desenvolver tratamentos baseados em CACQDs com o objetivo de prevenir e tratar essas condições.