3 sinais que podem apontar problemas no fígado (não ignore)
Veja como entender o seu corpo e os sinais que ele transmite
Em 09/05/2024 às 20:45
< 1 minuto de leitura
Diariamente, nosso corpo pode ser exposto a toxinas presentes em alimentos, como gorduras e agrotóxicos, sobrecarregando o fígado, essencial no metabolismo e armazenamento de nutrientes.
Embora o organismo naturalmente elimine toxinas por meio de diferentes processos, o excesso pode desequilibrar o fígado, resultando em problemas hepáticos muitas vezes silenciosos, cujos sinais devem ser observados como alerta.
3 sinais do fígado:
- Alterações nas fezes e na urina: Mudanças na cor das fezes, tornando-as mais claras ou esbranquiçadas, podem indicar problemas na absorção de gorduras pelo intestino. Por outro lado, a urina escura pode sugerir problemas hepáticos, como acúmulo de gordura no fígado. A cor saudável da urina é amarelo-pálido.
- Pele e olhos amarelados: A icterícia, resultado do acúmulo de bilirrubina devido à dificuldade do fígado em filtrar toxinas, pode causar amarelamento da pele e da parte branca dos olhos. Este sintoma pode indicar hepatite A, B ou C, e em casos mais graves, pode causar coceira na pele.
- Fadiga inexplicável: A fraqueza, a letargia e a diminuição do desempenho físico e mental podem ser sinais de disfunções hepáticas. O fígado armazena vitaminas essenciais para a energia do corpo, e seu comprometimento dificulta a oxigenação das células, resultando em cansaço constante.
As informações são do portal Viva Bem, do UOL.