Coentro ajuda a combater a diabetes? Descubra os benefícios
Essa erva aromática oferece benefícios comprovados para saúde cardiovascular e controle glicêmico
O coentro é uma planta aromática amplamente usada na culinária, principalmente por controlar os níveis de glicose no sangue, colesterol, prevenir doenças como diabetes e infartos. Rica também em compostos fenólicos, como carotenoides, flavonoides e saponinas, sua alta concentração de potássio auxilia na eliminação do excesso de sódio pela urina, contribuindo para o controle da pressão alta.
Os antioxidantes presentes no coentro previnem a oxidação do colesterol LDL, uma forma prejudicial que contribui para a formação de placas nas artérias. Os compostos anti-inflamatórios do coentro também ajudam a reduzir a inflamação, o que pode auxiliar no controle dos níveis de colesterol.
Os compostos no coentro interferem na absorção de colesterol no intestino, diminuindo a quantidade de colesterol na corrente sanguínea. A erva também aumenta a excreção de ácidos biliares, obrigando o corpo a utilizar mais colesterol para produzir novos ácidos, reduzindo assim os níveis de colesterol.
As consequências do colesterol alto são graves, especialmente para o sistema cardiovascular. O colesterol elevado contribui para a aterosclerose, que pode reduzir o fluxo sanguíneo e aumentar a pressão arterial, levando a complicações como ataque cardíaco e AVC.
A má circulação pode causar doença arterial periférica, enquanto a hipertensão força o coração a trabalhar mais e danifica as artérias. Além disso, o colesterol alto pode causar doença hepática gordurosa não alcoólica, prejudicando a função hepática. As informações são do Catraca Livre.