Pimenta pode ajudar a aliviar a rinite? Veja benefícios

Pimenta pode ajudar a aliviar a rinite? Veja benefícios

A pimenta é uma aliada no combate à rinite e dor, mas requer consumo moderado

A pimenta, além de ser um condimento popular na culinária, é reconhecida por suas propriedades medicinais, incluindo efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Estudos da Faculdade de Medicina de Porto, em Portugal, sugerem que seus compostos podem aliviar dores neuropáticas, descongestionar o nariz e aliviar sintomas de rinite.

Existem diversas variedades de pimenta, como a pimenta-do-reino, pimenta biquinho e pimentão, cada uma com suas características de sabor e aroma.

A pimenta-do-reino, por exemplo, é originária da Ásia e possui diferentes colorações conforme seu grau de maturação, enquanto a pimenta rosa tem um sabor distinto obtido dos frutos secos da planta aroeira.

A ardência da pimenta é atribuída a componentes que estimulam as células nervosas da boca e das mucosas. Segundo a médica nutróloga Marcella Garcez, da Abran, esses compostos desempenham um papel importante na liberação de endorfina e outros analgésicos naturais, contribuindo para o alívio da dor e inflamação.

Embora tenha benefícios para a saúde, o consumo de pimenta deve ser moderado para evitar possíveis efeitos colaterais, como ressecamento da pele e desconfortos gastrointestinais. Portanto, é importante usufruir das propriedades medicinais da pimenta de forma equilibrada, sob orientação médica, para garantir o máximo de benefícios sem comprometer a saúde. As informações são do UOL.